Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Hérica Monallize Chonski de Proença
Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
Na escola onde leciono a avaliação institucional tem sido frequentemente abordada; inclusive com atividades voltadas para melhorar esses resultados, como a sala de recursos, onde o aluno pode reforçar seus conhecimentos acerca dos conteúdos abordados nas provas do Saeb e Ideb. Infelizmente o governo do Estado, devido a políticas publicas contraditórias, cortou outras formas de abordagem a essas avaliações como salas de apoio, que na escola fazem muita diferença, pois incentiva ainda mais o aluno no contra turno.
Sobre o Enem, o que percebo, é que a grande maioria dos alunos não se preocupam com essa prova, porem não há na escola um ensino voltado especificadamente para isso. Nos planos de ensino, o trabalho docente é voltado para o campo, pois a escola é formada por muitos alunos campesinos