TEMÁTICA 6- COLÉGIO ESTADUAL LEONCIO CORREIA - CURITIBA-PR - AVALIAÇÃO

A função de avaliar corresponde a uma análise cuidada das aprendizagens conseguidas face
às aprendizagens planeadas, o que se traduz numa descrição que informa formadores e formandos
sobre os objetivos atingidos e aqueles onde se levantaram dificuldades. A avaliação distingue-se
do termo "classificação". A "classificação" transporta para uma escala as informações obtidas
pela avaliação. Fazem-se comparações e seriações para decidirmos da progressão dos formandos
no sistema ou obtenção dum certificado. Classificação e avaliação têm funções diferentes no
processo de formação. A aprendizagem define-se como a modificação que surge num resultado
obtido, associada à prática e à experiência. A aprendizagem realmente efetuada coincide com a
diferença existente entre um estado inicial definido e um outro estado que sucede, quer se trate
de dois estados quaisquer ou de estados sucessivos numa progressão sequencial. A
apreciação sobre uma aprendizagem requer que as informações recolhidas sejam combinadas sob
vários pontos de vista. A aprendizagem é simultaneamente um produto, um processo e função de
vários factores. são as variáveis de processo, produto e os factores que a avaliação deve
controlar, mediante uma recolha sistemática de informações.
Considerando a avaliação institucional, realizada com alunos dos cursos profissionalizantes da
Escola, podemos observar que estamos em um patamar que pode ser considerado bom. Esta
afirmação se evidencia quando fazemos as devidas comparações com outras instituições. Tendo
em vista que dos vários aspectos abordados, os percentuais de regular e ruim estão sempre
superiores pelos percentuais de bom e ótimo. Mas devemos buscar em outras analises que esses
resultados nos devem estimular para refletir sobre a nossa pratica do dia a dia. Para tanto
devemos verificar de forma objetiva os resultados do IDEB e de outras instituições externas
dentro da escola, se apropriando dos mesmos para nossas reflexões a respeito da nossa pratica.
Para tanto devemos observar os anseios da comunidade escolar para proporcionar uma
participação ampla, democrática fazendo com que todos se sintam compromissados com o
processo educacional.
Texto produzido por prof. Antonio