COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO SANTOS DUMONT-NRE CASCAVEL
CAFELÂNDIA-PR
REFLEXÃO E AÇÃO
A AVALIAÇÃO NO PPP DA ESCOLA E NOS PLANOS DE TRABALHO DOCENTE.
Em consulta ao PPP da escola e aos meus PTDs bem como aos de meus colegas, percebo que não existe uma definição do conceito de avaliação adotado pela escola em nenhum dos documentos. Existe sim, de forma clara, que as avaliações de aprendizagem devem ter caráter somativo e que devem servir para reflexões e tomadas de decisões quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Já em relação aos critérios de atribuição de notas, estes foram decididos coletivamente e estão devidamente regimentados sendo 40 % trabalhos e 60% provas. Desta forma, nós, professores estabelecemos os critérios a serem avaliados individualmente, dentro dos PTDs, de acordo com o que avaliamos dentro de cada disciplina específica (produção escrita, oralidade, etc.) e de acordo com as DCEs. Quanto aos instrumentos são bastante variados, pesquisas, trabalhos em grupo, apresentações orais, debates, produção e análise textual, predominando a prova escrita e individual. Ao final de cada ano letivo, o Conselho de Classe, com a participação de professores, equipe pedagógica e direção, analisa e define a situação de cada aluno que não obteve um resultado de aprendizagem satisfatório.
Tenho o assunto AVALIAÇÃO como algo ainda a ser muito discutido. Avaliar não é uma tarefa fácil. Precisamos ainda de muitos momentos para estudo e reflexão sobre esta temática tão importante para o processo de ensino e aprendizagem.