NRE: Toledo
Colégio Estadual Quatro Pontes - EFEM
Orientadora: Rosana Faggion
CADERNO 6
1º - Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
Atualmente os maiores desafios enfrentados no campo da avaliação educacional são:
· A questão da quantidade sobrepondo a qualidade, pois sabemos que, o que prevalece na verdade é a questão quantidade (números) e não a qualidade.
· Os conflitos internos familiares;
· A questão social e política.
2º- Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
A avaliação é contínua e processual e deve ser realizada levando em consideração as competência e habilidades de cada um de nossos educandos, e que devemos saber utilizar para que alcancemos os objetivos desejados de acordo com a realidade de nossos educandos.
3ª
Nosso sistema avaliativo consta no nosso PPP e determina as ações e nortes a serem encaminhados pelos docentes no decorrer do ano letivo. Alguns pontos da avaliação ainda estão em processo de serem inseridos no sistema, como por exemplo nosso simulado.
A avaliação é contínua e processual e em todas as situações de aprendizagem do aluno, e de acordo com os objetivos propostos e os procedimentos metodológicos vivenciados pelos mesmos. Realizamos avaliação diagnóstica.
Os Instrumentos mais utilizados são: Seminários, Exercícios escritos; Estudo Dirigido; Pesquisas; Relatórios; Produções Textuais; Provas objetivas e subjetivas, Portfólios... Realizamos atividades individuais, coletivas e provas que contemplam as três notas e suas devidas recuperações e/ou reposições, oportunidades para mostrar desempenho nestas situações de aprendizagem.
Os Critérios de pontuação/notas dependem da quantidade de questões estabelecidas e da metodologia de trabalho do professor, porém o mínimo seriam quatro avaliações bimestrais. Estaremos mudando para o próximo ano letivo o sistema bimestral de avaliação para trimestral. A avaliação qualitativa esta intimamente relacionada a participação e interesse dos alunos nas aulas; Assiduidade e Pontualidade; Apresentação de trabalhos; Expressão oral e escrita, Compromisso com as atividades propostas e, para subsidiar o professor nesta tarefa, elaboramos uma Ficha de avaliação qualitativa para este segundo semestre a qual será trabalhada a conscientização com relação ao desempenho da sensibilidade, competências e habilidades. São realizados Conselhos de Classe bimestralmente e/ou semestralmente e ao final do ano letivo para resolução dos problemas mais freqüentes.
4º
O Processo de Avaliação Institucional apresenta as seguintes diretrizes:
a) Consiste em uma atividade intrínseca ao processo de planejamento, sendo um processo contínuo, geral, específico, buscando integrar ações.
b) Elabora críticas às suas ações e aos resultados obtidos.
c) Busca conhecer e registrar as limitações e possibilidades do trabalho avaliado.
d) É um processo democrático, apresentando, em princípio, os aspectos a serem avaliados envolvendo a participação dos sujeitos.
e) É um processo transparente e ético em relação a seus fundamentos, enfoque e, principalmente, no que se refere à utilização e divulgação dos seus resultados.
Em nosso Colégio são realizados debates, simulados e estímulos constantes aos alunos a participarem de exames externos, como por exemplo o ENEM, SAEP, SAEB, OBEMEP, etc. Os alunos procuram os professores para auxiliarem na resolução de problemas, e dicas para a realização das provas. Os professores estão inserindo os conteúdos e metodologias dos exames externos, em seus conteúdos e planejamentos.
É realizado praticamente em todos os bimestres um simulado, chamado “Desafio do Saber” que aborda a revisão de todos os conteúdos bimestrais, para todos os alunos de todo o Colégio. Um dos objetivos dele também é inserir os alunos a praticar as dinâmicas das provas externas, como o uso de questões objetivas e uso de gabaritos.