Temática 6- Avaliação

A avaliação deve estar integrada ao PPP da escola, considerando estudantes e professores como sujeitos históricos e de direitos, participantes ativos e protagonistas na sua diversidade. E articulada com a proposta do Ensino Médio integral de qualidade social, e em consonância com as novas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). A avaliação possibilita evidenciar os domínios e lacunas dos alunos, mas não necessariamente suas causas. Constata-se que a avaliação seja tomada como um processo a serviço de seus sucessos, nunca como algo para puni-lo ou ameaçá-los. No desenvolvimento de uma proposta curricular, podemos identificar pelo menos três tipos de avaliação educacional que, apesar de suas diferenças, precisam estar articuladas.

A avaliação da aprendizagem pode ser adotada com vistas à promoção, aceleração e classificação de estudo e a avaliação que é desenvolvida no cotidiano das salas de aula, tendo como foco o que os alunos já aprenderam em relação as várias disciplinas e aos valores trabalhados na escola.

Avaliação institucional é realizada a partir da proposta pedagógica da escola, assim como dos planos de trabalho e de ensino, para que possa analisar seus avanços e localizar aspectos que merecem reorientação. 

Avaliação externa sobre resultados padronizados, construída através de habilidades e competências que os alunos deveriam desenvolver em determinados momentos do processo de escolarização. É de responsabilidade do Estado, e da União. Através do Saeb, Ideb e do Enen.  Pois sabemos que tanto as avaliações internas como a externa precisam estar na pauta das discussões das escolas, pois objetivam diagnosticar as possíveis insuficiências na aprendizagem, assim como direcionar as ações pedagógicas. Um programa de avaliação pode gerar condições para que a escola, pela reflexão coletiva sobre o sentido desta prática e de seus resultados, e pela análise da realidade onde está inserida, garanta uma compreensão maior do processo que realiza para acertar o seu norte e ampliar seus horizontes. Acredita-se que a prática avaliativa exige daqueles que se dispõe a enfrentá-la, um processo de constante reflexão crítica acerca daquilo que realiza. O grande desafio é encontrar soluções que aprimorem a qualidade da educação, para que de fato existam o cumprimento e a obtenção de resultados efetivos de melhoria da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, as políticas públicas de educação e de avaliação devem ser pensadas no âmbito global das redes de ensino e no âmbito próprio das unidades escolares, considerando o conjunto das relações que são estabelecidas nos espaços entre as escolas, as famílias, os profissionais da educação e o poder público.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/...

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