TEMÁTICA 6 - AÇÃO E REFLEXÃO - P.17

CEEP PEDRO BOARETTO NETO, 29/11/2014
Cascavel,
NRE Cascavel
Orientadora Inês dos Santos
Participantes do Grupo
Adriana Aparecida do Nascimento Pereira
Anna Joyce Pereira Costa
Celina Kimie Takano Arake
Eloisa Antunes
Eunice Biller

Reflexão e ação p. 17

Conforme nossa experiência docente, formação – inicial e continuada (grupo de professores com formação distintas como, Letras, Ciências da Computação, Pedagogia e Biologia) e após leituras distintas, observamos que os desafios no campo da avaliação educacional, concordando com Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, envolve três passos:

·         Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
·         Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
·         Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

Mantendo essa linha de pensamento, fazer uma avaliação precisa e abrangente significa observar, anotar, replanejar, envolvendo todos os alunos nas atividades de classe.
Cipriano Luckesi diz ainda que, "enquanto é avaliado, o educando expõe sua capacidade de raciocinar". Sendo assim, essa é a razão pela qual todas as atividades avaliadas devem ser devolvidas aos alunos com os respectivos comentários para que possam se reavaliar e, a partir de seus erros, (re)aprender.
Nossa concepção de avaliação concorda com as orientações do PPP da escola, pois este foi elaborado pelos professores da instituição.

A avaliação é uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem, com a função de diagnosticar e verificar qualitativamente o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno.
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Relevar às atividades críticas, competências e a elaboração pessoal, sobre a memorização, conhecimento científico tecnológicos, indispensável à efetiva participação nos processos sociais e produtivos para a continuidade dos estudos. A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados. O aluno jamais poderá ser submetido a uma única oportunidade e a um único instrumento de avaliação. (PPP, 2005)