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NRE:Toledo Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva
Grupo: Orientadora: Neiva Aparecida do Santos Orientadora
Cursistas: Rosângela Vieira dos Santos Custodio, Helio Luchini, Wilson Eger, Tamara Luz Souza Giovanoni, Elisete Rosa Astori, Valmor Jorge Cardoso, Adílson Antônio dos Santos
Reflexão e ação 5
Situações de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho
É uma escola grande, os professores tem aula em vários colégios, tem dificuldades para participar das reuniões, e tomadas de decisões e repasse de varias informações em virtudes de horários, e o que gera desencontros de informações e que impossibilita resoluções de problemas e tomadas de decisões. Assim sendo, na maioria das vezes direção e equipe pedagógica tomam decisões na resolução dos problemas imediatos, ficando impossibilitados a participação da totalidade docente da escola conforme dificuldade citada anteriormente.
Sentimos nós incluídos quando podemos participar de atividades pedagógicas, docentes e entre outras, quando temos disponibilidade de tempo na que escola em que atuamos e principalmente quando optamos para participar da semana pedagógica, e formação em ação e outros eventos que tratam de problemas da vida de escola, e assim podemos colaborar na resolução dos mesmos.
Procurar se inteirar mais das informações repassadas na escola, através da equipe pedagógica e administrativa. Sugerir novas formas de organização, referente a datas e horários para assim possibilitar o maior envolvimento de todos.
Discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e de todos.
A ideia de gestão democrática prevê que todos os interessados ou envolvidos, ou seja, a comunidade escolar – representante dos alunos, pais, APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e toda a equipe pedagógica, de apoio e técnicos.
Segundo ¨Paro¨o patrimonialismo sofreu vários reveses face o a avanço de relações marcadas pela democracia, no entanto, não desapareceu apenas manifesta de forma mais sucinta, a escola não pode reduzir o aluno a uma mera condições de consumidor ou ainda alguém que assiste como mero espectador, pois em um processo educativo autentico ele não é o objeto mais sujeito razão de ser do processo educativo.
As praticas patrimonialistas podem ser rompidas com uma efetiva gestão democrática, na qual toda a comunidade escolar participe de forma ativa das decisões pertinentes aos problemas que ocorrem no âmbito escolar, possibilidade de aprender tornando-se cidadãos críticos e reflexivos, pois podem sempre questionar, debater, esclarecer dúvidas, sempre que houver necessidade.