Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Hérica Monallize Chonski de Proença
Considero como exclusão quando, pela grande rotatividade de professores e varias escolas para trabalhar não conseguimos criar laços com alunos e comunidade escolar para melhorar o desempenho como educadores. Esse problema poderia ser resolvido se as políticas publicas feitas por pessoas que não conhecessem a realidade de cada escola. Infelizmente não é o que ocorre, pois o governo só se interessa em quantidade e não qualidade e em um bom índice de desempenho. Essas políticas públicas fazem com que tenhamos uma falsa democracia dentro das escolas, pois o estado impõe leis e regras que vão contra as necessidades da comunidade escolar.
Por outro lado, no que se refere a inclusão dentro da escola, sinceramente, os momentos que me sinto incluída é quando tenho alunos, pais, funcionários e equipe pedagógica que elogiam meu trabalho e quando posso participar de cursos que acrescente algo a mais em minha formação.
Diante disso, podemos verificar que para mudar essa discrepância entre exclusão e inclusão, acredito que devemos rever e considerar o nosso trabalho como coletivo, não individual, sermos unidos para termos forças para enfrentar essas políticas que fazem com que na escola se tenha uma falsa democracia.