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TEMÁTICA 5 – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA
A gestão democrática neste estabelecimento se dá, na medida do possível, através da inclusão, ou seja, sempre que precisamos somos ouvidos e atendidos, há espaço para reivindicar nossas necessidades e expor ideias. No entanto, a participação dos professores nas decisões, muitas vezes é dificultada pela questão de tempo, pois há tantos documentos, estudos, preparação de aula e correções, que dificultam o diálogo. Outro fator a ser abordado é que muitas ações já vêm prontas e não há como questionar suas determinações. Em relação à exclusão, na conversa com o grupo, alguns já se sentiram excluídos, pelos fatores acima mencionados, ou por se auto- excluírem do grupo, achando que suas ideias não serão aceitas. Outro fator a ser mencionado é a falta de compromisso de alguns professores que não participam mesmo do processo. É necessário que o grupo, desde a gestão até os funcionários, tenham mais tempo para o diálogo, para o debate, discutir os problemas e possíveis soluções da escola, pois nas Semanas de Formação o material vem pronto, sem espaço para modificações ou até sugestão de outros temas a serem abordados. Mais um fator determinante para a exclusão, que é independe do gestor, são os professores contratos (PSS), pois muitas vezes não fazem parte das primeiras reuniões no ano letivo porque a distribuição de suas aulas são depois, e com isso a escola já está em funcionamento, excluídos desta forma das tomadas de decisões. São várias as situações que podem ser abordadas pelo grupo para tomadas de decisões coletivas: falta de reuniões por área; falta de motivação dos alunos; evasão, sobretudo no período noturno, em que os alunos "matam" muitas aulas; falta de responsabilidade do aluno quanto às normas da escola; falta de motivação dos professores e de salários dignos; necessidade de mudar a concepção de aprendizado; falta de integração e comprometimento entre alguns docentes e funcionários; deficiência no quadro de funcionários (falta de inspetores, de pessoal de limpeza; falta de integração entre a escola e a comunidade; "carência social" dos alunos, prejudicando a aprendizagem e o bom rendimento; falta de objetivos mais claros e comuns a todos os que atuam na escola; o uso do celular dificultando a aprendizagem e a relação professor-aluno; falta de pontualidade dos alunos . Se houvesse tempo para discutir coletivamente estes pontos, as soluções encontradas coletivamente surtiriam positivamente, pois haveria maior comprometimento de todos. Em relação ao conselho escolar deste estabelecimento, sua atuação é determinante, pois tem pleno poder de decisão na escola, uma vez que as ações tomadas sempre foram de forma democrática. Em caso de não concordância, as divergências sempre foram esclarecidas. O Grêmio estudantil é de fundamental importância para a democratização e participação do estudante, no entanto este estabelecimento não possui esta instância. No entanto considera-se importante a sua criação, pois é através dela que o aluno tem contato com a política constituída no interior da escola estudantil. Precisamos ainda ensinar aos nossos alunos o que fazer com a possibilidade de participar que temos na sociedade. A questão da autonomia é relativa também, no sentido que ela não se estende de forma tão efetiva aos pais como um todos, pois neste estabelecimento poucos pais participam efetivamente da vida escolar do filho. Muitos vêm a escola somente no dia de pegar o boletim, ou quando é convocado pela direção ou coordenação. Desta forma, muitas decisões são tomadas pelo Conselho escolar e APMF, que em sua formação já estão representando os pais como um todo. Em relação ao PPP, ele não é um simples agrupamento de Planos de Ensino. O Projeto não é algo que deva ser escrito e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele será edificado e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo. Para tanto o P.P.P do Colégio Esperança Favaretto Covatti, foi elaborado tento em vista atender não somente as novas exigências do setor educacional, mas também e principalmente as novas exigências de uma sociedade globalizada onde o conhecimento,abre as portas para uma educação permanente, na medida que: a) Fornece base para continuar aprendendo ao longo da vida; b) Privilegia a aplicação da teoria na prática; c) Desenvolve a capacidade de conhecer o outro; de unir-se por metas e objetivos comuns; d) Trabalha o cidadão como total; crítico, autônomo, com liberdade de pensamentos, discernimento, sentimento e imaginação. Desta forma estaremos formando seres humanos portadores de fundamentos básicos na atualidade, sensibilidade, igualdade e ao unirmos tudo o que sabemos sobre o ser humano que atual sociedade requer com os dados elencados a partir dos questionários aplicados em nossa comunidade, podemos elaborar um P.P.P que venha de encontro às aspirações e necessidades de nossos educandos, ao mesmo tempo em que podemos direcionar o trabalho à formação do cidadão que o mundo quer e necessita no momento. Entretanto, da mesma forma que este projeto não está sendo re-elaborado para ser engavetado ou para atender exigências superiores, ele também “nunca” será considerado acabado, pronto, fechado. Sempre que se fizer necessário o mesmo passará por reformulações para que assim possa se adequar às exigências, sejam elas de autarquias superiores ou da comunidade escolar.