TEMÁTICA 5 - CADERNO 5 - MATEMÁTICA - REFLEXÃO E AÇÃO 4 – Diálogo entre as áreas do conhecimento escolar: princípios e proposições pedagógico-curriculares
Col. Est. Profª Cléia Godoy Fabrino da Silva - EFM
Londrina - Paraná
COLABORADORES
Orientadora de estudos: Ana Lúcia Aiub
Professores:
Allan Misael Flausino
Edson Baviloni
Eliane de Lima Balarin
Heracléa Eraceli Grilo Sugitani
Joseane de Fátima Toncovitch Arakawa
Luciana Rodrigues Pinto Spoladori
Lucilene Maria Gouveia
Maria da Glória Dias Colonheis
Maria Giselle M.C. Chaga
Thaís de Souza Lima
TEMA
ÁGUA
Recurso natural de valor econômico, estratégico e social, essencial à existência, ao bem estar do homem e à manutenção dos ecossistemas, a água é o maior bem da humanidade.
Entre tantos recursos naturais, ela é de absoluta importância para nossa sobrevivência. A raça humana e os outros seres vivos desapareceriam e toda a natureza se transformaria em chão seco e empoeirado e o mundo não seria mais um lugar para se viver; sem a água não há como suprir as necessidades diárias dos seres vivos.
Acreditava-se que a água era um recurso natural inesgotável, entretanto a mesma está se esgotando, graças à ignorância e imprudência de uma sociedade consumista e despreocupada e que por muitos anos priorizou apenas a satisfação de seus gostos e suas necessidades abusando dos recursos naturais, e somente de uns anos para cá começou a entender que se não tomar cuidado a água irá acabar. A escassez da água também provocada pelas mudanças climáticas.
Muitos acreditam que num futuro próximo a falta da água irá gerar guerras entre países, o que não assusta uma vez que hoje já ocorre rivalidade em torno dela. O aquecimento global, que vem provocando aumento da temperatura em todo planeta poderá acabar com diversas fontes de água doce no planeta. Não bastasse isso, as águas dos pólos, que são nossas reservas de água potável para o futuro, estão derretendo cada vez mais rápido. A ONU tem levado o tema a diversas reuniões entre nações, contudo nem todas têm adotado medidas para diminuir a emissão de gases na atmosfera.
A população deve tornar-se adepta do uso consciente da água e, além disso, deve fiscalizar e exigir do poder público a devida responsabilidade na criação de estações de tratamento de esgoto e redes de distribuição sem perdas.
Além do problema do desperdício de água, também enfrentamos outro problema sério que é a poluição e contaminação das águas dos rios, mares, lençóis freáticos.
A água contaminada relaciona-se com o surgimento de doenças, tais como a cólera e a esquistossomose, já a poluída está relacionada ao mau uso da mesma.
Quando chegamos a um rio sujo, ouvimos diversas pessoas dizendo que tomar banho naquela água não é aconselhável, pois o local está poluído. Isto não quer dizer que toda área poluída estará imprópria para banho.
Estudos indicam que a água poluída possui modificações em suas características físicas e químicas. Vendo uma água com coloração ou odor diferente, é possível saber que algo nela está errado. Porém, a coloração e o cheiro ruim também podem ser provocados por substâncias que não causam doenças ao ser humano.
Entretanto a água contaminada possui organismos causadores de doença ou substâncias que podem trazer problemas a saúde. Com isto explicado, podemos concluir que nem “toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída, ou seja, a água contaminada é um tipo de água poluída.” (Santos,V.S dos)
Hoje todo mundo já sabe que apesar de dois terços do planeta ser formado por água, apenas 0,1% dela pode ser normalmente utilizada para o nosso consumo. Desta pequena porcentagem, segundo o Atlas Mundial Da Água, 69 % vai para a agricultura e pecuária e, 21 % para a indústria. Assim sendo, somente 0,021 %, da água existente, no planeta terra, vai para o abastecimento das populações.(Publifolha, 2009).
A água é uma substância encontrada sob várias formas na natureza, cerca de 70% de toda superfície é constituída de água, principalmente no estado líquido, constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Ela é um dos recursos naturais fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos da Terra, inclusive ao homem, pois proporciona higiene e saneamento, daí a preocupação com a sua quantidade e a sua qualidade. (Lorenzete, 2011)
Segundo Assis (2011), saneamento significa sanear, isto é, “tornar saudável”. Então, o papel do saneamento é a promoção da saúde. Uma água não tratada ou com seus parâmetros físicos, químicos e biológicos alterados causa impactos para a população.
A contaminação da água provoca muitas doenças, tais como hepatite, amebíase, cólera, gastroenterite e esquistossomose. Há uma estimativa mundial que aproximadamente 80% das doenças do planeta sejam causadas pela ingestão de água não tratada e imprópria para o consumo.
Para a água ser própria para o consumo, ela não deve ter sabor, nem cor e nem odor e sem substâncias tóxicas, nem micro-organismos patogênicos. Águas assim são chamadas de potáveis.
Atualmente com o crescente uso da água tanto na agricultura como para o consumo humano, está cada vez mais difícil encontrar água potável, sendo noticiados diariamente locais que enfrentam racionamento de água. Isto é fruto, em partes, da poluição e contaminação de rios e lagos que diminuem a quantidade de água de qualidade disponível e ainda do mau uso da mesma em todos os segmentos da sociedade.
A poluição dos rios é um problema grave e ações imediatas já são necessárias para que a mesma não venha a faltar. Ações estas dos governos e também da população.
Muitas ações podem ser feitas diariamente, e uma das primeiras que devemos lembrar é de nunca jogar qualquer tipo de material em corpos hídricos, não liberar esgotos em rios e lagos e sempre fiscalizar se lixo e esgoto estão sendo liberados de maneira adequada no meio ambiente.
É fundamental a conscientização ecologicamente correta, sempre exigindo esforços dos governantes em relação a esse grave problema, e claro nunca se esquecendo de sua parte neste processo! Afinal já estamos vivendo na era do aumento da escassez da água e com isto o uso de aquíferos para o abastecimento vem numa vertente crescente. Cuidar é necessário para que não venha a faltar.
A água que consumimos é de boa qualidade?
Com o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se que os alunos se conscientizem de que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída ou contaminada e que entendam que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação e uso adequado da água.
O trabalho foi realizado por meio de pesquisas, debates e ações que possibilitaram o entendimento da necessidade de se ter o uso sustentável da água.
Durante o mês de Agosto do decorrente ano, alunos do 3º ano do Ensino Médio e professores da área de química e matemática se uniram na intenção de analisar a qualidade da água dos bebedouros e torneiras da escola. Visto que toda escola consumia desta água foi elaborado um projeto para sua análise.
Foram coletadas amostras de água das torneiras externas posicionadas no corredor da escola, da área do refeitório que possui 6 torneiras e dos banheiros femininos e masculinos, além da cozinha da escola.
Após análise química da água que sai das caixas d água e levantamento estatístico, chegou-se a conclusão que a água coletada em todas as torneiras da escola apresentava boa qualidade para o consumo. A coleta e o monitoramento foram realizados no período de três semanas.
Com os resultados em mãos a direção da escola foi informada a respeito da qualidade da água utilizada na escola. A diretora relatou aos alunos todo o procedimento que é usado para que a água seja de boa qualidade, como a limpeza das caixas d água no tempo determinado pela vigilância sanitária e ainda como é feita a limpeza de todas as torneiras da escola, informando ainda como é o sistema de filtragem da mesma. Aproveitando assim os resultados do trabalho realizado pelos alunos, todos os usuários na instituição foram informados.
Outra forma de abordar o tema foi relacioná-lo ao uso que o aluno faz da água em seu cotidiano, elencando hábitos. Partindo desta discussão, estabeleceram-se dicas ou normas para o uso sustentável da água em casa, tais como:
• Realizar manutenção de vazamentos de água.
• Escovar os dentes com a torneira fechada.
• Diminuir o tempo do banho.
• Armazenar a água da chuva para lavagens diversas (uso de cisterna).
• Usar caixas de descarga com duas opções de descargas.
• Usar iluminação natural e, quando necessário a iluminação artificial, usar lâmpadas econômicas ou de led.
• Usar aquecimento solar.
CONCLUSÕES
O surgimento, a manutenção e o futuro da vida na terra está atrelados a existência de água, motivo pelo qual são necessárias atitudes conscientes de todos para a sua preservação. Os alunos chegaram à conclusão que não basta que alguns países adotem medidas visando à utilização da água de forma consciente, cabe a todos nós tomarmos atitudes sustentáveis, pois a água é patrimônio da humanidade e há que se pensar assim para que no futuro ela não falte e se torne objeto causador de guerras e causador da disseminação da raça humana.
Nesse contexto a conscientização dos alunos sobre a importância do uso adequado da água, mostrando sua escassez no planeta e, também no Brasil foi realizado em um trabalho interdisciplinar articulando os conceitos. Os termos sustentabilidade, água poluída e água contaminada foram trabalhados, e os alunos foram protagonistas do projeto que promoveu o uso sustentável da água na escola, além de saber diferenciar conceitos sobre o que vem acontecendo com o mau uso da água.
A escola adotou ainda critérios de monitoramento das torneiras onde cada aluno passou a ser responsável por mantê-la sempre fechada e informar se houver algum tipo de vazamento.
Medidas simples fizeram a diferença mostrando que o todo da escola pode se empenhar em melhorar o uso do consumo da água tanto na escola como na comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS, J. C. de. Cartilha de Saneamento. CREA/RJ. Rio de Janeiro: 2001. 19p.
FREITAS, P.L. de; MANZATO, C.V.; COUTINHO, H.L. da C. A crise de energia e a degradação dos recursos naturais - solo, ar, água e biodiversidade. Boletim Informativo, Viçosa - MG, v.26, n.4, p.7-9, 2001.
LORENZETE, H. H. O. Estudo de vantagens da captação de água de chuva para uso doméstico. Disponível: em < http://rmai.com.br/v4/Read/657/estudo-de-vantagens-da-captacao-de-agua-d.... Acessado em: 25.agosto.2015.
PIVELI, R. P.; KATO, M. T. Qualidade das águas e poluição: aspectos físicos e químicos. São Paulo: ABES, 2005. 285p.
REBOUÇAS, A. Uso inteligente da água. São Paulo: Escrituras, 2004.
RIBEIRO, W.C. Geografia política da água. São Paulo: Annablume, 2008.
Rede das águas www.rededasaguas.org.br
SANTOS, V.S. dos; Diferença entre água poluída e água contaminada: Brasil Escola.2015.
Serviço Geológico do Brasil <www.cprm.gov.br>
SIÂN, B.50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta: Como Usar Água e Emergia Sem Desperdício. São Paulo: Publifollha. 2009.
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