TEMÁTICA 5 - CADERNO 5 - MATEMÁTICA - REFLEXÃO E AÇÃO 1 – Contextualização e contribuições

Col. Est. Profª Cléia Godoy Fabrino da Silva - EFM

Londrina - Paraná

COLABORADORES

Orientadora de estudos: Ana Lúcia Aiub

Professores:

Allan Misael Flausino

Edson Baviloni

Eliane de Lima Balarin

Heracléa Eraceli Grilo Sugitani

Joseane de Fátima Toncovitch Arakawa

Luciana Rodrigues Pinto Spoladori

Lucilene Maria Gouveia

Maria da Glória Dias Colonheis

Maria Giselle M.C. Chaga

Thaís de Souza Lima

Nessa unidade discutimos sobre um projeto para os jovens do Ensino Médio, priorizando um reconhecimento de algo do cotidiano de todos que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola. Montamos, então, uma atividade junto aos alunos em torno da construção de um projeto que pudesse sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares.

PROJETO: LIXO

Justificativa

Um dos grandes desafios do século XXI é solucionar os problemas decorrentes da destinação do lixo produzido pela população. É necessária uma reflexão acerca do que é considerado lixo realmente, ou seja, o que é inútil, que não pode mais ser reutilizado.
O lixo faz parte do nosso cotidiano e nos deparamos com ele em todos os lugares por onde passamos inclusive no âmbito escolar. Partindo desta premissa, propõe-se desenvolver um projeto interdisciplinar com os alunos do Ensino Médio com o tema “Lixo”, com o intuito de conscientizá-los e, também a comunidade, sobrea importância do destino correto do lixo produzido.
O projeto prevê diversas atividades onde os alunos possam refletir e propor soluções para o lixo acumulado.
Pretende-se com este projeto fazer com que os alunos e, por consequência a comunidade se conscientizem da importância da separação do lixo e do tratamento do mesmo, visando um impacto ambiental menor em seu espaço de convívio e possibilitando qualidade de vida a população.

Objetivo geral

Compreender a necessidade de se avaliar a destinação dada ao lixo produzido, exercendo a cidadania com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.

Objetivos específicos

• Conscientizar os alunos acerca do consumismo exagerado e por consequência a grande produção de produtos industrializados.
• Alertar para as consequências do descarte indevido do lixo.
• Desenvolver nos alunos o pensamento crítico (mudanças de ideias e atitudes) em relação a produção e descarte do lixo.
• Descobrir maneiras eficientes de reduzir a produção de lixo, de reaproveitamento e acondicionamento de forma eficiente.
• Avaliar o impacto ambiental.
• Resolver problemas relacionados ao lixo.
• Avaliar e compreender questões relativas ao lixo, sob o ponto de visto ético para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito.

Desenvolvimento

O projeto será realizado por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Profª Cléia Godoy Fabrini da Silva e estendido a comunidade.
O trabalho será interdisciplinar conforma consta na tabela abaixo:

DISCIPLINA - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

  • Geografia- Impacto ambiental
  • Matemática- Estatística, Porcentagem
  • Língua Portuguesa- Produção de texto
  • Sociologia- Consumismo exagerado, Capitalismo “selvagem”
  • Arte- Confecção de lixeiras ecológicas
  • Biologia- Poluição da água e do solo, produtos industrializados, doenças disseminadas pelo acúmulo de lixo

Os professores irão trabalhar os conteúdos elencados e, após os alunos irão realizar um trabalho de conscientização com os alunos do Ensino Fundamental e com a comunidade. As lixeiras construídas serão dispostas no pátio da escola com o intuito de incentivar a separação seletiva do lixo produzido no âmbito escolar.