Temática 5

REFLEXÃO E AÇÃO - TEMÁTICA V

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL

MUNICÍPIO: MEDIANEIRA – PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL: FOZ DO IGUAÇU

CURSISTAS: ANITA ELIZETE STEINBACH, CARMEN ADRIANA MENEGHEL, CRISTIANE COSTA DA SILVA E JUCERLEI JOSÉ MANTOVANI

1-Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão? Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos (as) na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
A exclusão social pode ser definida como a ausência, privação, limites, impossibilidades de ser realizar ou participar de algo, e tem expressão entre as relações existentes na sociedade, no qual presenciamos e vivenciamos situações excludentes diariamente, pois estamos num mundo capitalista onde diariamente somos privados de algo, seja de ordem social, econômica, política ou cultural.
A gestão democrática, de acordo com o PPP do Colégio João Manoel Mondrone, acontece pelo exercício de práticas educativas participativas, embasado na Constituição Federal de 88 (artigo 206), e na LDB 9394/96 (artigo 3º).
Propomos que o processo de participação ocorra a partir de estratégias de comunicação mais eficiente, através de encontros mensais que ocorram em dias alternados, reuniões que discutam as questões internas da escola e que após esse processo seja elaborado um documento onde contenham todas as informações e sejam enviados para todos os profissionais por e mail, para que todos aqueles que não tiveram a oportunidade de participar sejam informados.

2. Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos. Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu. Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas? Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?
Há momentos diferenciados na escola. Momentos em que participamos dos processos decisórios e de elaboração de um projeto educacional, como discussões sobre o Projeto Político Pedagógico, nas formações, elaboração de alguns projetos e eventos da escola. No entanto também existem momentos em que as decisões são tomadas somente por um grupo e junto a isso ocorre ainda, a dificuldade de comunicação e dificuldade de reunir o grande grupo, que não deixa todos inteirados dos acontecimentos e programações, o que dificulta ainda mais o trabalho coletivo e a possibilidade de participação de todos. Sugerimos que o processo de participação ocorra a partir de estratégias de comunicação mais eficiente, através de encontros mensais que ocorram em dias e horários alternados, reuniões que discutam as questões internas da escola e que após esse processo seja elaborado um documento onde contenham todas as informações e sejam enviados para todos os profissionais por e mail, para que todos aqueles que não tiveram a oportunidade de participar sejam informados.
3. Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
De acordo com informações recebidas por representantes do Conselho Escolar percebeu-se que o mesmo é chamado para decisões mais importantes, relacionadas a questões comportamentais, administrativas, um pouco mais polêmicas e que necessitam de todos segmentos escolares sendo representados, é bastante democrático todos participam das discussões e decisões, opinando sobre o processo. Também afirmou que todas as decisões foram acatadas e divulgadas.
4. Se existe um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento. Converse com os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão e decisão acerca da vida da escola,como são tomadas as decisões internamente, assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por funcionários. Com base nesses levantamentos, a que conclusões você chega sobre a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola? Para ter uma ideia melhor do significado do conceito de resiliência, procure identificar, com um grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados por alunos que vivem na localidade onde se situa a escola.
A atuação do Grêmio Estudantil em nossa escola é fraca, percebemos que o envolvimento e a participação por parte dos alunos referente a esta instância colegiada é pequena, existem dificuldades quanto ao comprometimento por parte deles, dificultando o processo democrático. No entanto, acreditamos que o grêmio seja uma instância importante na escola para a construção de uma nova perspectiva por parte do aluno de se perceber como sujeito histórico e participante no processo de transformação da escola e da sociedade.
5. Tente realizar com um grupo de colegas a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais. Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam. Junto com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar. Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.
Acreditamos que o Brasil caracterize-se historicamente por modelos de gestão autoritárias e patrimonialistas, as práticas instaladas em todas as instâncias, não somente na escola, são baseadas na centralização do poder e as decisões finais ficam a cargo de uma única pessoa o que a torna responsável por todas as questões.
Quanto ao processo de autonomia podemos perceber que esse acontece em alguns momentos, sendo eles principalmente relacionados a elaboração do planejamento, proposta político pedagógica e principalmente na ação do professor em sala de aula, pois esse é o responsável pelas aulas que ministra podendo trabalhar com autonomia no espaço de sala de aula. A autonomia na escola está sempre cercada de leis, normas, regras e legislações que dificultam o trabalho que atinja as especificidades de cada instituição.
Os três aspectos abordados por Paro no texto, referente a participação do pais na escola estão realmente de acordo com muitos depoimentos que obtemos dos pais quando questionados sobre as dificuldades que estes sentem em se fazer presentes na escola, muitos deles relatam que são chamados somente para ouvir reclamações dos filhos, não se sentem a vontade em reuniões e assembleias para se posicionarem ou expressarem ideias, não percebem a escola um espaço acolhedor onde ele seja visto em caráter de igualdade, entre outras questões elencadas.

6. Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele. Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos? Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.
Sim conhecemos e temos acesso ao Projeto Político Pedagógico de nossa escola.
Não se tem uma data definitiva de quando ele foi elaborado, porém todos os anos ocorrem revisão e atualização de dados.
O PPP contém a identificação e contextualização do colégio, os recursos materiais, físicos, humanos e pedagógicos, a caracterização da comunidade escolar, a concepção de homem, mundo, sociedade, cultura, cidadania, educação, ensino-aprendizagem, infância, adolescência, alfabetização, letramento, conhecimento, tecnologia, currículo, avaliação, entre outros. Apresenta os objetivos da escola, as matrizes curriculares, o plano de ação da equipe diretiva, da equipe pedagógica, dos agentes educacionais, a gestão democrática e todos os projetos e atividades extracurriculares desenvolvidas pelos alunos.
A revisão do PPP deve ser constante, pois todos os anos ocorrem modificações no trabalho e na rotina escolar.
Na sala de aula o ambiente obedece a uma hierarquia e uma relação de respeito entre professor e alunos, porém com constante diálogo. OS alunos tem a possibilidade de se desenvolver como cidadãos, pois é objetivo de trabalho do nosso colégio (presente em nosso PPP): “os objetivos dessa escola, visam contribuir para a formação de indivíduos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, reconstrução, reelaboração e re(leitura) de mundo, num processo contínuo de aprendizagem” (PPP do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, 2012, pág.51).