TEMÁTICA 4- COLÉGIO ESTADUAL LEONCIO CORREIA - CURITIBA- PR- ÁREAS DE CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO

Podemos observar, pelo estudo do caderno IV, que trata da Análise das Áreas de Conhecimento e sua relação com o currículo o seguinte:
Num passado remoto, o estudo era unitário, ou seja, poucos detinham o conhecimento supremo e ele era aglutinado em um só meio, ou seja, apenas os filósofos e estudiosos possuíam o conhecimento geral e era repassado aos demais de uma forma simplificada, abrangendo um pouco de cada questão. Esse modelo pode ser chamado de Pedagogia Unitária, que foi criado pelos mestres gregos, onde agrupavam o ensino da gramática, aritmética, geometria, música e astronomia e as transformavam numa “cultura geral”.
Com o advento da ciência moderna, ainda na Idade Média, esse modelo começa a desmorona, pois aparecem novos estudiosos, que, orientado pelo pensamento científico, começam  a desfragmentar esses conhecimentos por áreas, estudando mais detalhadamente cada uma delas. O estudo, por exemplo, da química, da física, da matemática e das outras matérias, fica mais específico e se afastam  da realidade humana. Esse fenômeno faz com que apareçam especialistas em diversas áreas, aprofundando-se nos aspectos técnicos e deixando de lado o que se refere ao acontecimento do dia a dia das pessoas.
Atualmente, procuramos direcionar esses estudos para a realidade de nossos educandos, pois para que as pessoas possam compreender o mundo e produzir novos conhecimentos, é preciso que elas se apropriem do conhecimento já produzido socialmente ao logo da história. Assim, faz-se uma transposição dos campos científicos para as disciplinas escolares. Devemos agilizar e direcionar essa transposição para que a realidade vivida pelo aluno seja compatível com o ensino apresentado em sala de aula.
Os currículos atuais dividem o conhecimento geral entre as disciplinas como a matemática, física, português, inglês, filosofia, etc, e o conhecimento técnico e/ou profissionais. Entre as disciplinas chamadas de técnicas, encontramos a eletrônica, análises químicas, contabilidades, etc.
O desafio atual é mesclar esses dois conhecimentos num currículo para o ensino médio voltado a realidade do aluno, fazendo da aprendizagem um processo voltado para as situações vivenciadas no dia a dia do educando.
O currículo integrado no ensino médio, alia a teoria ao real. Espera-se que o professor possa adequar o seu conteúdo voltado a situações do cotidiano, pois tornará o processo de ensino-aprendizagem em algo atual e dinâmico.

( Estudo e relato feito pelos cursistas PROFESSORES  NERICE TEREZINHA STREIT DE FARIA E ANTONIO CARLOS DA CONCEIÇÃO MARQUES)