Temática 4 - CARLOS ARGEMIRO DE CAMARGO

Não se pode negar que a produção do conhecimento se dá através da reflexão, do debruçar-se sobre os fatos e dessa forma poder discuti-los com propriedade. No entanto, me parece que nossos alunos não estão muito interessado nos modelos de ensino-aprendizagem praticados na escola.

Ou seja, o aluno não percebe as disciplinas como uma espécie de continuidade, mas as vê como matérias totalmente fragmentadas. É necessário que coloquemos em prática a interdisciplinaridade de forma que o aluno consiga perceber que pode haver discussão do mesmo assunto por diversos vieses através o "olhar" de cada disciplina.

No entanto, para que isso ocorra é necessário que o Estado decline aos professores o poder de escolha das matérias a serem ministradas em cada turma, para que juntos os professores possam elaborar seus planejamentos, no intuito de colocar verdadeiramente em prática a interdisciplinaridade que tanto se fala. E que dessa forma o aluno deixe de ver o ensino como algo fragmentado, mas perceba que os assuntos podem ser tratados de diversos pontos de vista de acordo com cada disciplina.