TEMÁTICA 4 - ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR - Profª Rosângela Gonçalves Silva - Colégio Estadual Lindoeste

TEMÁTICA 4 - ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Historicamente, a educação brasileira buscou melhorias dos processos de ensino e aprendizagem a partir da procura por uma melhor compreensão da realidade e dos conteúdos culturais. Neste sentido,  a questão da integração curricular tem norteia como uma possibilidade pensada a partir de diferentes pressupostos educativos e pedagógicos. Analisando as áreas de conhecimento, observa-se que estes foram se afastando da dimensão da totalidade, e se fragmentando em disciplinas ou áreas disciplinares.
Atualmente existem a possibilidade de muitos conhecimentos especializados e facilmente disponibilizados, que por alguns são vistos como alienantes e longínquos diante das questões fundamentais do cotidiano individual e coletivo.
Sobre as ciências e a busca por conhecimento, esses efeitos se mostram muito importante. Entretanto, para garantir a formação humana aos moldes das propostas governamentais, é importante repensar sobre a integração dos conhecimentos e a visão de totalidade da realidade.
De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio(DCNEM), é direito  do estudante de Ensino Médio se inserir no mundo formal dos conhecimentos, culturalmente produzidos e sistematizados pelas ciências, e difundidos, aplicados e socialmente valorados, na proposta por uma participação  inclusiva na dinâmica da sociedade. Isto requer a garantia par preparar os discentes para o mercado de trabalho e a cidadania, e para que o mesmo se torne capaz de se adaptar às mudanças sociais, econômicas e políticas, bem como aprimorar seu conhecimento como pessoa humana e desenvolvendo sua autonomia intelectual, ética e de processos produtivos.
Neste sentido,  a nova proposta da educação contempla a formação humana integral e currículo integrado no Ensino Médio, de acordo com as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura, como eixo integrador entre os conhecimentos de distintas naturezas, contextualizando- os em sua dimensão histórica e em relação ao contexto social contemporâneo.