TEMÁTICA 4-Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

NRE CASCAVEL.

COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO SANTOS DUMONT.

CAFELÂNDIA-PR

REFLEXÃO E AÇÃO PAG. 26-Analisar o trecho do livro  Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh e apontar as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.

 

Na carta, percebe-se perfeitamente a integração que há entre as dimensões propostas , tornando-se até difícil dissociar uma da outra ,haja vista que se complementam. Aponto assim, então, os eixos, da seguinte forma:

Trabalho: Como trabalho, podemos apontar tanto a obra do autor e as outras citadas por ele, quanto a necessidade de aperfeiçoar, transformar o instrumento de trabalho.

Ciência: o conhecimento historicamente construído que vai desde o porquê do carvão perder o frescor até o como  utilizar o óleo para intensificar a cor preta através do carvão mergulhado em água.

Tecnologia: uso do conhecimento produzido pela ciência para o aperfeiçoamento do instrumento do trabalho, chegando ao lápis Faber citado no início da carta. A tecnologia nos remete mais uma vez ao trabalho, à transformação do instrumento.

Cultura: a beleza da obra por quem faz e não pelo material de uso, a cultura de apreciação da obra de arte.

Poderia ser trabalhado na disciplina de português, o gênero textual “carta  pessoal “, na disciplina de “arte” o estudo das técnicas de pintura mencionadas no texto, na química a questão do carvão, bem como possibilita comprovar , demonstrar para o aluno através do texto, a evolução do conhecimento, a comprovação da construção histórica dos conhecimentos, as invenções  advindas da necessidade do homem,  que se configura em trabalho, no sentido que é proposto pela DCNEM.