Se fizermos uma revisão histórica para compreendermos a diferenciação dos conhecimentos em áreas especificas, veremos que sua origem esteve pautada em critérios educativos que não pressupunham conduzir ao isolamento das disciplinas. A idéia de um saber unitário que pudesse dar conta de explicar o mundo natural e a existência humana sempre existiu. Atualmente, vivemos em meio a uma enorme quantidade de conhecimentos especializados facilmente disponíveis (meios de comunicação, internet, bibliotecas, etc). Uma tendência para interpretar o processo de disciplinarização com vista a superação da fragmentação dos conhecimentos consiste em considerar que a disciplina científica, a acadêmica e a disciplina escolar têm constituições diferentes e cumprem finalidades sociais distintas. A organização do currículo em disciplina e áreas de conhecimentos coloca-nos diferentes possibilidades de analisar e definir quais conteúdos são relevantes para o aluno do Ensino Médio. Com um ensino integrado, através de suas áreas; trabalho, ciência, tecnologia e cultura, percebe-se que no trabalho identificamos como ação transformadora consciente do ser humano. A ciência e a tecnologia são produções humanas, resultante de uma ação transformadora consciente do ser humano. Cultura são conjuntos que resultam de ação sobre o mundo, e é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formado com valores, crenças, objetos e conhecimentos. Como acontece a evolução e estruturação do ensino, fundamento pelo qual o trabalho pedagógico está sendo desenvolvido, buscando caracterizar área do conhecimento e as estratégias para um ensino integrado. Analisando diferenças entre os conhecimentos sistematizados da ciência e das letras, mais a experiência de vida do aprendiz. Relação destes saberes com as disciplinas. É possível dar sentido ao currículo, uma retomada crítica do que se ensina, só assim pode-se rever quais mecanismos devem ser melhorado, fundamentado pelo trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido. Quais relações destes saberes com a disciplina, saberes vem de onde? Quais são os mecanismos? Fazendo esta tomada critica trazer para o protagonismo, preparar o estudante para o trabalho e cidadania. Só assim a escola poderá não só competir com outras instâncias socializadoras de conhecimentos que temos na contemporaneidade, como também a cultura e conhecimentos local e global levando em conta os interesses, a realidade e os projetos pessoais/sociais dos alunos. Uso de diversos recursos pedagógicos disponíveis na escola, levar o aluno a reconhecer as diversas formas e estruturas das diversas linguagens, como as tecnologias com todas as suas evoluções.
Etapa I Caderno IV – Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/...