NEIRE MARIA MARCANTE - COL. ESTADUAL OLIVO FRACARO
REFLEXÃO E AÇÃO – QUESTÃO 1
O filme “Ponto de Mutação” nos mostra claramente a ideia da concepção do inter-relacionamento global de todos os seres que compõem os reinos animal, vegetal e mineral, em que todas as partículas que formam tudo o que conhecemos estão intrinsicamente conectadas e que, no entanto, cada uma desempenha uma função específica. Nada que compõe o universo conhecido está solto.
Assim deveria também ocorrer com os conteúdos trabalhados dentro da escola, apesar de cada disciplina ter seu nicho específico, deveria também estar didaticamente dialogando com todas as outras disciplinas, bem como relacionando os conteúdos trabalhados à realidade vivenciada pelos alunos, preparando-os tanto à vida prática quanto à iniciação da pesquisa científica e ao mercado de trabalho.
Dentre as discussões abordadas no filme, chama a atenção a forma como a física retrata a medicina moderna, que atua consertando os estragos feitos pelo homem a sua saúde, seja substituindo órgãos danificados ou aplicando-lhe remédios que fazem muitas vezes tão mal quanto bem em nossos organismos, ao invés de desenvolver um trabalho preventivo à saúde, começando por uma alimentação adequada e mais saudável.
A alimentação, assim como um idioma, é um patrimônio cultural de cada povo e assim como as línguas faladas, deveria receber mais atenção nos currículos escolares, pois é a base para um corpo e mente saudável, condição essencial para um melhor aprendizado. O que vemos, no entanto, é que esse patrimônio cultural está lentamente num processo de extinção devido a invasão de produtos artificialmente produzidos e mais artificialmente ainda conservados através de processos químicos que envenenam nossos corpos e, gradativamente, danificam células e causam doenças. Assim como outros temas inclusos no currículo escolar, a alimentação poderia também participar como conteúdo obrigatório, assim, poder-se-ia trabalhar a importância cultural e histórica dos alimentos em determinados países, a formação e adaptação de cada organismo ao ambiente em que vive e porque necessita de determinados tipos de alimentos, sua composição e como agem no organismo humano, inclusive as consequências da carência de determinados alimentos, as quantidades necessárias de alguns alimentos para um corpo saudável, enfim, cada disciplina buscaria analisar em que aspecto poderia colaborar nesse processo de descobertas e de forma de prevenção a futuros males à saúde, assim, ao invés de tantos gastos tentando corrigir os estragos feitos por uma vida de consumo inadequada de alimentos, poder-se-ia investir na formação de uma sociedade mais consciente.
REFLEXÃO E AÇÃO – QUESTÃO 2
Se compararmos o lápis de carpinteiro a um fino Faber, como se refere Van Gogh aos lápis modernos, podemos fazer uma analogia do giz utilizado por antigos mestres (e hoje ainda) e todas as tecnologias dispostas no mercado e que prometem revolucionar o ensino-aprendizagem, porém de nada valerão um fino lápis ao pintor ou todas as tecnologias ao professor se anterior aos instrumentos utilizados não houver a técnica, o conhecimento do que fazer com eles e o que se pretende produzir.
Para a realização de todo trabalho exige-se material adequado e, quanto maior a qualidade do material utilizado, melhor o resultado, certo? Não necessariamente, pois além do material (tecnologias), é imprescindível o conhecimento de causa, ou seja, o saber, o domínio do que se faz e qual o objetivo a ser alcançado com o que se faz, e isso se aplica em qualquer âmbito da sociedade, em qualquer área de trabalho, porém se pudermos unir ambas ferramentas: tecnologia e cultura (conhecimento), provavelmente o resultado será de excelente qualidade.
Podemos, com o exemplo dado por Van Gogh, levarmos o aluno a compreender todas as dimensões da importância de aliarmos a utilização das várias tecnologias disponíveis no mercado hoje com a aquisição do conhecimento científico ofertado pela escola e cursos de aperfeiçoamento para termos um bom desempenho de nosso trabalho, tanto dentro quanto fora da escola, no mercado de trabalho, pois a união dos vários aspectos do conhecimento levará o aluno ao despertar do interesse pela busca constante do saber, da consciência da necessidade de estar sempre buscando e promovendo pesquisas que ajudarão a libertá-lo para as inúmeras possibilidades de escolhas no futuro.