No Estado do Paraná temos como documentos norteadores do currículo DCNEM e as DCE esses documentos oficiais dão embasamento teórico e orientam a forma de como os componentes curriculares podem se organizados e trabalhados a partir das áreas do conhecimento, as disciplinas ou outro modo que considere aspectos relevantes das duas perspectivas. A partir do que esta posto, determina o modo de atuação dos profissionais docentes na pratica pedagógica.
As DCNEM e DCE consideram as dimensões do trabalho e da pesquisa fundamentais no processo de formação do educando e percebe a concepção de conhecimento em suas dimensões cientificas, filosóficas e artísticas para o Ensino Médio baseia-se na integração entre educando e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura da proposta e do desenvolvimento curricular. Portanto essa organização curricular para ser operacionalizada deve seguir obrigatoriamente de acordo com a lei de Diretrizes e bases da educação Nacional LDB 9394/96 que destaca as áreas do conhecimento, mas por outro lado as DCE reforçam a importância das disciplinas de tradição curricular contrapondo ao modelo de organização curricular por áreas de conhecimento.
Também a contextualização e a interdisciplinaridade são abordadas apesar da divergência nas DCE como possibilidade de diálogo entre as diferentes disciplinas curriculares. Mas nas DCNEM a interdisciplinaridade é tratada numa abordagem que facilita o exercício da transversalidade nas DCE a interdisciplinaridade é uma questão epistemológica e está na abordagem teórica conceitual dada ao conteúdo em estudo.
O documento traz a importância da retomada de estudo das DCNEM e DCE, para o redesenhar o currículo proposto para o ensino médio por meio de políticas públicas instituída pelo PROEMI, procurando aumentar a qualidade de ensino da Educação Básica no Estado do Paraná e reverter os altos índices de abandono e evasão nessa etapa de ensino.