Temática 4

TEMÁTICA 4

Reflexão e ação 01

COMO ABORDAR A ALIMENTAÇÃO DENTRO DAS DISCIPLINAS

Observamos que dentro de cada disciplina existem diversas maneiras de trabalharmos como a alimentação pode melhorar ou piorar a qualidade de vida dos seres humanos, baseando-se dentro da escola nos nossos alunos e professores. Podemos citar na disciplina de matemática em conjunto com a Educação física no cálculo da IMC (Índice de massa corporal), o qual apresenta a verdadeira situação do indivíduo, indicando a melhor maneira de se trabalhar exercícios físicos. Após os resultados obtidos iremos expor através das disciplinas de Biologia e Química, informações sobre a alimentação saudável, equilibrada e sua composição nutricional, levando em consideração o fator genético do envolvido, conscientizando sobre a utilização de remédios para emagrecer e os problemas de saúde que podem causar.  Na língua Portuguesa podemos utilizar textos informativos, aproveitando e trabalhando a norma culta e trazendo mais informações para uma vida saudável. Na história podemos comparar a alimentação dos tempos antigos com a contemporânea, assim apresentando problemas que aconteciam e persistem até hoje. A geografia pode analisar os hábitos alimentares de cada região, assim aprofundado mais o conhecimento sobre o assunto. Não podemos deixar de lado a questão psicológica do aluno, estudada na sociologia, filosofia e bastante destacada na questão pedagógicas das escolas. Sobre a causa dos transtornos alimentares, esse deve ser considerado um dos mais importantes estudos, ou seja uma avaliação psicológica com a finalidade de informar a família para assim resolver problemas que podem estar atrapalhando no desenvolvimento escolar.

REFLEÇÃO E AÇÃO 02

Tendo como objeto de Estudo O carvão e apontar as dimensões de cultura de trabalho, de ciências e da tecnologia é preciso primeiramente buscar conhecer a sociedade e o tempo que foi construída. O trabalho cria a relações sociais e delas surgem as necessidades e essas necessidades produzem transformações.

As transformações são produzidas para aprimorar a relação do homem com o trabalho, sempre voltadas para a superação das dificuldades. Nessa busca são utilizados meios que chamamos de tecnologia e essa pensadas para facilitar e ampliar a capacidade de produção.

Nessa busca ocorre o desenvolvimento da sociedade e que é bem caracterizado no filme Guerra do Fogo, o que provoca uma divisão social entre os detentores dos meios de produção e a chamada  classe trabalhadora.

Voltando a Obra, que demonstra a forte relação do ofício com suas ferramentas, demonstrando que o conhecimento parte da integração entre sociedade, indivíduo e de seu trabalho, o que no espaço escolar podemos chamar de experiência. Partindo do pressuposto, cabe a escola aprimorar esse conhecimento com bases científicas construindo assim o pleno desenvolvimento do educando.

Levar para sala esse debate necessita por parte do professor fazer a abordagem da relação entre o trabalho e seus agentes buscando complementações de forma interdisciplinar. (ferramentas, necessidades, sociedade...).

 

REFLEXÃO E AÇÃO 03

 

Proposta: Relacionar o conhecimento obtido através do currículo escolar de forma interdisciplinar (língua portuguesa, sociologia, geografia, história, química, física, educação física, matemática, biologia, e artes), em uma linha de produção industrial, levando em conta a teoria e a aplicação prática.

I - Fundamentos para a elaboração dos projetos pedagógicos

- O estético

Os atos de seleção e organização do conhecimento, do espaço, do tempo, da disposição vital e dos instrumentos de trabalho na comunidade escolar revelam o fundamento estético da educação e integram os sujeitos do ensino e da aprendizagem ao prazer de criar coletivamente, à alegria de compartilhar e à beleza de conquistar autonomia e liberdade.

- O científico

No espaço educativo das novas gerações, o conhecimento científico se realiza como  compreensão e valorização da vida; sua ampliação cria valores no exercício continuado da  cidadania. A atitude curiosa e crítica diante das tecnologias garante posicionamentos no interior  de processos de inovação e transformação.

- O linguístico

Cabe precisar vocábulos da educação e esclarecer seus sentidos. Uma matriz curricular não se confunde com uma grade curricular. Matriz é uma base interdisciplinar sobre a qual se movem

campos de conhecimento humano e conjuntos de atividades de ensino-aprendizagem,  trabalhados por projetos temáticos e metodologia participativa. A matriz comporta e estimula a diversidade dos objetivos, métodos, técnicas, saberes e avaliações, entendidos como linguagem (ou gramática) solidária e potencialmente inovadora.

- O didático-pedagógico

- Todos os passos da Educação Básica Brasileira, Infantil, Fundamental e Médio (crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, ao lado dos adultos que retornam aos passos),segundo a nova redação da Emenda Constitucional 59/2009 ao inciso I do Artigo 208 da Constituição Federal, realizam-se de modo orgânico, sequencial e articulado.

- A proposta pedagógico-curricular da comunidade escolar, fundada em sua autonomia pedagógica e administrativa, se articula na infraestrutura e na valorização dos profissionais da educação para criar o espaço formativo comum e diversificado, disponível, ecológico, criativo e acessível.

- O ético-político

- A educação é direito individual e coletivo inalienável e, segundo a Lei 10.287/2001,são responsáveis pela sua realização escolar os diferentes atores da sociedade, que garantem o acesso, a inclusão, a permanência e o desempenho dos cidadãos e cidadãs estudantes, bem como a valorização profissional de todos e todas que partilham a ação educacional. O direito à educação constrói a consciência dos direitos humanos como fundamento para toda a ação de ensino e aprendizagem.

-O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) integra o direito à educação aos direitos à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito mútuo, à liberdade e à convivência familiar-comunitária. Eles resultam de amplo e contínuo compromisso social.

II - Valores referenciais para a organização das ações projetadas

- As diversidades e as diferenças

A diversidade dos sujeitos da ação educacional se expressa tanto pela realidade física, sensorial e sócio emocional quanto pela origem, etnia, gênero, experiências, desenvolvimento físico-psíquico, crença, classe social e contexto sociocultural. Ela não é problema, mas sim a  oportunidade humana e institucional de garantir às crianças, adolescentes e adultos o acesso, a permanência e o desempenho qualificado nos percursos formativos. A rigor, a diversidade é o princípio orientador da equidade entendida como direito e da qualidade como inovação social, cultural e científica.

- A sustentabilidade e a saúde comunitário-planetária

A sustentação dos fundamentos da educação se realiza na responsabilidade sociopolítica da comunidade que educa e se educa, a qual garante o movimento contínuo e saudável de promoção dos atores educacionais pelos passos da educação básica (infantil, fundamental e médio) enquanto prima pela afirmação da cooperação e da solidariedade na produção e na disseminação do conhecimento (local e global) sobre a natureza e a cultura. Assim também se sustentam os dois movimentos curriculares, o comum nacional e o diversificado, local-regional, sinérgicos e sustentados pela colaboração.

- A inserção cidadã-profissional

A inserção profissional se realiza a partir da garantia de todos os direitos comuns de  aprendizagem e se desenvolve de modo articulado e integrado no sistema educacional (local, regional, estadual e nacional), em direção ao mundo do trabalho, nos termos do ECA, dos  direitos trabalhistas e das disposições legais de flexibilidade de estudos e certificação.

- A interconexão ensino-aprendizagem

Entendidas como o centro da ação curricular, as relações de ensino-aprendizagem revelam a grandeza do acesso e da acessibilidade e a capacitação docente e sua presença criativa junto aos educandos, assim como sinalizam a adequação da infraestrutura e da gestão dos bens-comuns da educação. Entre os bens-comuns da educação estão: o tempo letivo, o espaço de usufruto, os materiais, os equipamentos, os projetos, a cultura comunitária, o entorno familiar-comunitário, a visão de futuro.

- Os direitos humanos e cívicos - Entre as missões integradoras da comunidade escolar está a de construir uma cultura de direitos. No exercício e no acúmulo dessa cultura solidificam-se símbolos e valores indispensáveis ao exercício da responsabilidade e da cidadania.

III - Estratégias para a concretização do currículo de estudos e experiências

- Formulações

O trabalho educacional desenvolvido por eixos/projetos temáticos permite a concretização da proposta pedagógica centrada na visão interdisciplinar, pois facilita a organização dos assuntos, de forma ampla e abrangente, bem como a problematização e o encadeamento lógico dos conteúdos; destarte, as abordagens selecionadas garantem a melhor análise/ou descrição dos temas e, em consequência, todo o processo de construção, disseminação, compartilhamento e avaliação do conhecimento.

- Conexões

Um projeto pedagógico sugere a construção de rede, quer local-regional, quer global. Daí a consciência de que o processo de comunicação entre estudantes, professores e comunidades é efetivado por meio de práticas e recursos tradicionais e por práticas de aprendizagem desenvolvidas em ambiente virtual. A ampliação das comunicações pode valorizar os atos de ensino-aprendizagem nos percursos formativos.

- Integrações

O fazer educacional se organiza de modo orgânico, sequencial e articulado, o que significa considerar a formação humana de sujeitos concretos, que vivem em determinado meio ambiente e em contexto histórico e sociocultural (que podem mudar!), com suas condições físicas, emocionais e intelectuais. Do mesmo modo, a base curricular nacional se integra à base diversificada do projeto pedagógico na construção dos sujeitos concretos. A construção, a implementação, o acompanhamento e a avaliação do projeto pedagógico exigem ampla participação das pessoas e das instituições comunitárias empenhadas na significação social e política da educação.

- Avaliações

As diversas ações educacionais de avaliação, internas e externas, individuais e coletivas, realizam-se de modo contínuo e atendem às significações do conhecimento construído, acumulado e disseminado nas relações de ensino e aprendizagem; do mesmo modo, consideram e cuidam das diferenças que constituem as experiências dos educandos e se dirigem à sua promoção e formação. A comunidade educacional também provê atividades de avaliação institucional com vistas a transparecer sua gestão social, superar dificuldades e avançar para novos e melhores alvos e metas.

 

IV- Decisões sobre componentes pedagógico-curriculares, do comum ao diversificado Aquisição, Compartilhamento e Gestão Organizacional de:

Saberes

Conhecimentos e Experiências em Língua Portuguesa e suas expressões culturais e literárias. Em Línguas Indígenas e suas expressões culturais e literárias. Em Línguas de Intercurso Global e suas expressões culturais e literárias. Em Matemática. No Mundo Físico, no Universo Natural e na Realidade Social, Econômica e Política por meio das distintas Ciências e suas sinergias (Sociologia, História, Geografia). Em Filosofia. Na História e na Cultura Afro-Brasileira. Nas Diferentes Expressões Estético-Artísticas e sua fruição. Nos Direitos Humanos.  Na Educação Física e nos Esportes. Na Educação Religiosa.

A aquisição, o compartilhamento e a gestão de saberes, conhecimentos e experiências para além da base nacional se desdobram a partir deste conjunto, mas também o ampliam e o enriquecem no todo das diversidades brasileiras e se realizam no projeto pedagógico das escolas. Para tanto, consideram tanto o tempo letivo e suas disposições legais, quanto os interesses, necessidades, desejos e possibilidades dos educandos, educadores e comunidades.  Linguagem para a dinâmica da organização pedagógico-curricular

- Expressão (sujeitos e fenômenos)

- Comunicação (relações e conexões)

- Análise compreensiva (realidade lida e vivida)

A linguagem (que não está numerada porque é um suporte para toda a ação) conecta pessoas, instituições, componentes curriculares e metodologias em situação de ensino e aprendizagem. Transversaliza e percorre as situações trabalhadas e vividas, de modo a construir símbolos e valores educacionais. Garante o acúmulo e a disseminação do conhecimento. A linguagem expressa o individual e o grupal, bem como efetiva o intercâmbio de significações (comunicação) e provê referências e competências para o trabalho analítico dos fenômenos naturais e culturais imersos no ensino e na aprendizagem. No fazer educacional, a linguagem significar a construção de um modelo de transparência social e de exercício individual e coletivo da cidadania. Noutras palavras, o conjunto de componentes pedagógico-curriculares, que se denominou historicamente de base comum nacional, precisa, com a urgência devida ao respeito para com as novas gerações, tornar-se bem-comum. Nesse lugar social poderá realizar-se uma nova linguagem - uma nova prática - da educação brasileira. Curricular é preciso! Os projetos pedagógicos das comunidades educacionais podem se constituir em novo marco da mudança e do esperançamento. 

O Problema Investigado

Diante das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, que tem por objetivo fazer com que o aluno compreenda o seu papel na sociedade, como agente ativo e transformador da sua realidade, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como relacionar os conteúdos do currículo de matemática com as práticas sociais a fim de que os alunos constituam seus conhecimentos de forma significativa, enfatizando a importância da matemática para a formação do aluno crítico?

 

Objetivo: Trabalhar equações em uma linha de produção, elaboração de problemas e possíveis soluções, cultura e trabalhos em equipe, condições de trabalho, saúde e outras área afins

 

Disciplinas envolvidas: Matemática, língua portuguesa, educação física, sociologia, geografia, história, física e química.

 

Empresa a ser estudada pelos alunos: Sugestão Fecularia – Cooperativa Agroindustrial Lar

Referências:

http://conae2014.mec.gov.br/

 

REFLEXÃO E AÇÃO 04

 

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

Conscientização as crianças na sala de aula, dos riscos que envolvem a casa e a família. Conscientizar a comunidade.

 

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Artes visuais através de cartazes, pinturas, faixas, panfletos, teatro e a produção de musicas pelos alunos.

Educação física levar entretenimento a comunidade através das varias modalidades de esporte, gincanas sobre o que pode ser feito para a prevenção.

Português Vídeos educativos  mostrando a realidade: o correto e o incorreto, textos interpretação, analise critica dos vídeos.

Sociologia: interação da comunidade envolvendo com palestra- sobre a importância da segurança dentro da comunidade. (viver bem)

Filosofia: levar as pessoas ao conhecimento da ética (ser ou não ser ética?)!!

Atividade realizada coletivamente. Gervásio, Leandro, Debora, Alvaci, João, Eliane

Tabela da proposta curricular

DISCIPLINA

PROPOSTA

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

ARTES

CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO.

Compreenda o teatro como ideologia e como fator de transformação social.

BIOLOGIA

ANÁLISE DOS PROCESSOS DA EMPRESA QUE ENVOLVEM O MEIO-AMBIENTE.

Identifique os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas e as relações existentes entre estes.

Compreenda a evolução histórica do conhecimento biotecnológico aplicado a melhoria da qualidade de vida da população e à solução de problemas socioambientais.

EDUCAÇÃO-FÍSICA

GINÁSTICAS RELAXANTES E ATIVIDADES RECRIATIVAS e AVALIAÇÕES FÍSICAS DOS COLABORADORES.

Perceba os diferentes estados corporais.

Compreenda as relações entre esporte e trabalho.

FILOSOFIA

RELAÇÕES INTERNAS DE COLABORES E LIDERANÇAS

Compreenda o papel da autoridade nos diversos sistemas políticos.

Reflita sobre os conceitos de liberdade e de igualdade, compreendendo seu alcance no universo mais amplo das relações políticas.

FÍSICA

ANÁLISAR OS DIVERSOS PROCESSOS DENTRO DA EMPRESA, ENVOLVENDO O CONHECIMENTO DA FÍSICA.

Compreenda e analise fenômenos físicos relativos aos movimentos à termodinâmicos e ao eletromagnetismo utilizando-se do principio da conservação de energia.

Utilize s definição de rendimento para cálculo de consumo energético a partir do conceito de potência mecânica.

GEOGRAFIA

ANÁLISE DO LOCAL ONDE ESTA INSTALADA A EMPRESA

Entenda como as diferentes tecnologias influenciam na alteração da dinâmica da natureza na organização das atividades produtivas.

Compreenda o conceito de paisagem, lugar, natureza e sociedade.

HISTÓRIA

HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA

Compreenda a reordenação do espaço em decorrência da ordem fabril no contexto da modernidade.

Compreenda a articulação entre a urbanização e o desenvolvimento industrial no Brasil.

LEM

NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DA LINGUAGEM TÉCNICA ESTRANGEIRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NA PRODUÇÃO DA EMPRESA.

Reconheça o contexto de uso da linguagem formal e informal.

L. PORTUGUESA

ELABORAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS – Jornal, ofício, dissertação.

Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem de diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.

Utilize adequadamente a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção.

MATEMÁTICA

TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES – GRÁFICOS, TABELAS, CÁLCULOS...

Interprete e organize dados em tabela.

Resolva situações-problema envolvendo dados e informações estatísticas.

QUIMICA

VISUALIZAR AS DIFERENTES ANÁLISES QUIMICAS DENTRO DO PROCESSO DA EMPRESA

Compreenda e traduza os conceitos químicos e suas transformações em linguagens discursivas e simbólicas.

Identifique as funções orgânicas e suas principais aplicações.

SOCIOLOGIA

CULTURA E RELAÇÕES SOCIAIS

Compreenda as especificidades do trabalho e suas contradições na sociedade capitalista.