CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PEDRO BOARETTO NETO - CASCAVEL
ORIENTADOR DE ESTUDOS - MARIA VALDENY FERREIRA GOMES
REFLEXÃO E AÇÃO
Temática 4
Na área de línguas, este texto abre um leque para interpretação de como cada indivíduo, segundo seu conhecimento, sua profissão e seu contexto histórico, fará uma leitura totalmente diferenciada. O instrumento do texto é um lápis, então para um escritor ele é visto como uma forma de concretizar e registrar seus pensamentos; para um aluno ele faz parte da gama de materiais escolares, para um indivíduo não alfabetizado talvez represente um sonho ou ambição.
A atividade na área de línguas pode ser proposta da seguinte forma:
- Faça a leitura do texto e faça uma análise da representação que o objeto do texto pode ter para diferentes indivíduos ( jovem contemporâneo, de outras épocas, criança, profissionais de diversas áreas, etc) e explique o por quê.
Ele poderia ser incorporado em sala de aula a partir de discussões sobre a importância de cada curso, individuo em que ele seja o sujeito o protagonista do processo ensino aprendizagem. Ele compreendendo que pela sua ação ira transformar e melhorar seu conhecimento usando da tecnologia disponível.
Levar o aluno a refletir que o bom desempenho da técnica depende do conhecimento teórico e também precisa de uma reflexão critica sobre a ética, humanização, trabalho em equipe, valorização do ser humano.
Heliomar Ribeiro Machado
Helena Veloso
Jeferson Kaibers
Leilane Guis
Lidinalva Rufino dos Santos
Lorete Lopes Montanari Sobrinha Bortolozzo
Luciana Coelho Santos
Lucas Brunetto Cari