Temática 4

Educação alimentar e nutricional de forma articulada entre os componentes curriculares: A alimentação é um conteúdo trabalhado constantemente na disciplina de ciência e  biologia. Podemos relacionar estes conteúdos com o trabalho, aprofundando o que diz o decreto de agosto de 2010, como citado no texto, trabalhando as bases agroecológicas e sustentáveis de produção, extração, processamento e distribuição dos alimentos de cada região, em especial, a que nosso aluno vive. Podemos interagir com a história e geografia, as ações de segurança alimentar voltadas para os indígenas e comunidades tradicionais. Quanto a cultura podemos trabalhar a alimentação de cada região do nosso país, bem como o que cada uma delas produz. A ciência sempre aprofunda a nutrição de cada alimento, fazendo com que os alunos valorizem uma alimentação variada e adequada para manutenção da saúde, prevenindo doenças, mostrando a importância de consumirmos os alimentos que são produzidos na região em que vivemos, mostrando  como reduzir o desperdício de alimentos, utilizando as cascas e os talos no preparo das refeições, entre outras situações.