Temática 4

REFLEXÃO E AÇÃO - TEMÁTICA 4

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL

MUNICÍPIO: MEDIANEIRA – PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL: FOZ DO IGUAÇU

CURSISTAS: ANITA ELIZETE STEINBACH, CARMEN ADRIANA MENEGHEL, CRISTIANE COSTA DA SILVA E JUCERLEI JOSÉ MANTOVANI

Reflexão e ação – Temática IV

1) Filme Ponto de mutação – Original:Mindwalk (1990) – roteiro de Floyd Byars e Fritjof Capra, dirigido por Bernt Amadeus Capra. Adaptação cinematográfica do livro Ponto de Mutação, do físico Fritjof Capra, que reflete sobre as problemáticas da sociedade contemporânea colocando em questão o paradigma reducionista/cartesiano — que orienta uma visão de mundo mecanicista e fragmentada — a ser vencido por novos paradigmas que possibilitem uma visão mais sistêmica da realidade humana. Na Ilha de Monte Saint Michel, na França, uma física, afastada do trabalho devido a conflitos éticos, um senador, candidato derrotado nas eleições à presidência dos EUA e um poeta que sofreu uma decepção amorosa e está em busca do sentido da vida se afastando de todo discurso político se encontram e, em um único dia, conversam sobre ciências, ecologia, guerra, política, filosofia. O filme é um convite para repensar não só a ciência e suas formas de produção, como também a visão fragmentada do conhecimento, praticada no cotidiano escolar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7tVsIZSpOdI. Após assistirem ao filme, estimulados para pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, convidamos vocês para refletirem e esboçarem uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares.

Para provocar o diálogo e dar início à atividade, leiam o texto abaixo e procurem outras fontes de informação.“Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa perspectiva Integradora.” No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto nº 7.272. A referida legislação institui uma série de diretrizes e objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios: “(i) promover o acesso universal à alimentação adequada; (ii) estruturar sistemas justos, de base agro ecológica e sustentáveis de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos; (iii) instituir processos permanentes de educação e capacitação em segurança alimentar e direito humano à alimentação adequada; (iv) ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas para povos indígenas e comunidades tradicionais; (v) fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional; (vi) promover a soberania e segurança alimentar e nutricional em âmbito internacional; (vii) promover o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos” (p. 15-16). A segurança alimentar engloba desde aspectos relativos às normas de produção, o transporte e o armazenamento dos alimentos até o acesso físico e econômico a alimentos básicos para a existência. O emprego, a educação, a saúde e a informação caracterizam a importância da temática e se apresentam, também, nos direitos à alimentação adequada (direito de estar livre da fome e da má nutrição) e à soberania alimentar (direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo dos alimentos). O costume alimentar de um povo é determinado não só pelas características do ambiente como também pela tradição cultural e pela produção de técnicas e organização de trabalho de um povo. Contudo, esse processo é dinâmico e o contato entre culturas promove a modificação de hábitos alimentares nas sociedades, como é o caso da alimentação fast-food difundida pelo mundo. A alimentação é uma prática vital para os indivíduos, mas a compreensão em torno dela implica no entendimento de um sistema de significações e sentidos socioculturais a ela associada. O significado e os sentidos de um prato de insetos, por exemplo, é diferente para povos ocidentais, pois a cultura influencia na sensação de prazer ou repulsa dos alimentos. Alguns pratos funcionam como demarcadores identitários regionais (pão de queijo mineiro, vatapá baiano, etc.). A religião também se constitui um importante fator de influência na constituição da cultura alimentar de um povo impondo tabus alimentares. O conhecimento e o domínio sobre as formas de produção do alimento, a sua forma de preparo, de ingestão e de apresentação e os momentos em que são apreciados também sofrem influência da cultura. Portanto, uma perspectiva integradora da educação alimentar no currículo escolar implica necessariamente abordar, além de conhecimentos sobre os valores nutricionais dos alimentos, que se encontram sistematizados nos conhecimentos das áreas de ciências da natureza, aspectos advindos de análises históricas e socioculturais da área de ciências humanas, dentre outros.
RESPOSTA 1
Trabalhar o tema Educação Alimentar e Nutricional de forma articulada significa que cada disciplina deve ser respeitada em sua particularidade, por exemplo, dentro do tema proposto a disciplina de Economia do Curso Técnico em Administração, um dos temas de estudo da disciplina aborda a atividade de produção de alimentos envolvendo os meios e fatores de produção, distribuição e consumo. A sociologia pode analisar de maneira crítica o consumo de alimentos, seus aspectos culturais, a forma como esses alimentos são significados dentro da sociedade capitalista e as relações de trabalho na produção de alimentos. A Filosofia pode trabalhar o conteúdo de ética abordando e refletindo a questão justiça e política na distribuição dos alimentos. A disciplina de Matemática pode ser utilizada como uma ferramenta a ser utilizada para analisar dados estatísticos referentes a esse tema, dando assim suporte as disciplinas citadas acima. O mesmo caso acontece com as disciplinas específicas do curso de Informática, que são usadas como ferramenta para o processamento dos dados em forma de aplicativos, referentes ao tema já abordado por outras disciplinas. A Língua Portuguesa pode trabalhar a linguagem dissertativa, aliando às outras áreas do conhecimento as quais foram trabalhados o tema central. No entanto, não há um conteúdo específico dos três parâmetros de estudo da disciplina (Gramática, Literatura, Produção de textos) que possa contemplar como sendo um conteúdo, porém somente como tema. Desta forma pode ser trabalho o tema, mas não o conteúdo específico da disciplina.

2) O trecho abaixo foi retirado do livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh. Nessa obra, são compiladas cartas que o pintor holandês enviou a seu irmão de 1875 até sua morte, em 1890.
CARTA Nº 195 Haia, abril de 1882
Eis o que penso sobre o lápis de carpinteiro. Os velhos mestres, com o que teriam desenhado? Certamente não com um Faber B, BB, BBB, etc., etc., mas com um pedaço de grafite bruto. O instrumento do qual Michelângelo e Dürer se serviram provavelmente era muito parecido com um lápis de carpinteiro. Mas eu não estava lá, e, portanto não sei de nada. Sei, no entanto, que com um lápis de carpinteiro podemos obter intensidades distintas das destes finos Faber, etc. O carvão é o que há de melhor, mas quando se trabalha muito, o frescor se perde, e para conservar a precisão é preciso fixar sem demora. Para a paisagem é a mesma coisa; vejo que desenhistas com Ruysdaël, Goyen, Calame, e também Roelofs, por exemplo, entre os modernos, tiraram dele ótimo partido. Mas se alguém inventasse uma boa pena para trabalhar ao ar livre, com tinteiro, o mundo talvez visse mais desenhos à pena.
Com carvão mergulhado na água pode-se fazer coisas excelentes, pude ver isto com Weissenbruch; o óleo serve para a fixação e o preto torna-se mais quente e mais profundo. Mas é preferível que eu faça isto daqui a um ano e não agora. É o que digo a mim mesmo, pois não quero que a beleza se deva a meu material, e sim a mim mesmo. Cartas extraídas do livro Cartas a Théo, L&PM Pocket, 1997, com tradução de Pierre Ruprecht. As eventuais incoerências linguísticas foram mantidas pela editora para se aproximar ao máximo dos escritos do pintor.
Estamos diante de um texto publicado na forma de livro, no qual o autor é um pintor, se referindo ao seu trabalho e aos instrumentos que tinha disponíveis na época. Refere-se a diferentes técnicas de pintura, à forma como a natureza pode ser captada a partir de cada uma delas e, ao mesmo tempo, já trazendo dúvidas sobre o papel do instrumento tecnológico na autoria da obra. Com base neste texto e no que discutimos anteriormente:

1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo? Havendo interesse, você poderá acessar todo o Conjunto de obras de Van Gogh no site <http://www.vangoghgallery.com/catalog/>.

 

RESPOSTA 2
1. Para o artista, enquanto ele está produzindo sua arte, é o momento que está registrando uma realidade referente ao seu mundo, neste sentido, a arte é o seu trabalho. O conjunto do resultado do trabalho humano é a cultura e como ele desenvolve o trabalho, e com o que é desenvolvido, é a tecnologia. A ciência aborda a forma de como o resultado deste trabalho passou a ter significado nos nossos dias e ser considerado uma obra de arte.
2. Este texto pode ser incorporado como material para discussão na disciplina de Arte em sala de aula.

3) Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.

                    Elaboração coletiva da proposta curricular integrada
Momento da elaboração Resultado da elaboração
1. Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc. Conjunto de questões que servem à seleção de conteúdos; ou seja, à seleção de conhecimentos necessários para resolver a problematização.
2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do(s) objeto(s) estudado(s) nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado. Seleção integrada dos conteúdos de ensino. Teorias e conceitos aqui explicitados constituem os conhecimentos necessários para resolver a problematização e, assim, estruturar os conteúdos de ensino selecionados.
3. Localizar as teorias e os conceitos explicitados nos respectivos campos da ciência (áreas do conhecimento, disciplinas científicas). Identifica-se, assim, a raiz epistemológica desses conhecimentos, de modo que os componentes curriculares adquiram sentido e propósito no currículo em vez de reproduzirem as orientações de livros ou manuais didáticos.
4. Identificar relações dessas teorias e conceitos com outros do mesmo campo (disciplinaridade). Ampliação e complementação dos conteúdos de ensino selecionados a partir da Problematização, considerando que a aprendizagem real de um conceito — isto é, de forma não pragmática ou somente instrumental — implica apreendê-lo na relação com outros conceitos que dão unidade epistemológica a um campo científico.
5. Identificar relações com outros conceitos de campos distintos (interdisciplinaridade). Indicação de abordagens interdisciplinares necessárias à explicação do problema na sua totalidade.

RESPOSTA 3
Nosso grupo acredita que, considerando as categorias: trabalho, tecnologia, cultura e ciência, desenvolver um projeto por áreas do conhecimento impossibilita e relativiza o conhecimento historicamente acumulado, reduzindo-o ao campo do singular ao invés de contemplar a universalização do saber. Portanto, na realidade cotidiana do nosso trabalho, acreditamos na divisão do currículo por disciplinas e o trabalho articulado pelas mesmas.

4 – Assista ao vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outro (2009). O vídeo é resultado de um trabalho de integração realizado por alunos da 1ª série da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no ano de 2009. Contando com imagens de arquivo e depoimentos, o filme narra a busca por informações sobre o trabalhador técnico que dá nome à escola, uma referência importante entre os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/index. php?Area=Material&Tipo=4&Num=149&Sub=1 e também http://www.youtube.com/ watch?v=SUkk5DLbUOQ.
4.1 – Analise criticamente este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como esta em sua escola.
RESPOSTA:
O Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, se preocupou há muito tempo em resgatar a história referente à pessoa que o nomeia. Juntamente com a história do colégio, desde a sua fundação, foi realizada uma investigação minuciosa sobre a história da pessoa: João Manoel Mondrone. No hall de entrada do nosso estabelecimento está exposto um painel com sua história.

4.2 – Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular (certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo: a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares); b) possível sequência curricular; c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.
RESPOSTA:
Proposta de componentes curriculares: Mostra Empresarial e Tecnológica

É um evento anual do Colégio Estadual João Manoel Mondrone que envolve coordenação dos cursos profissionalizantes, equipe pedagógica, direção, alunos e professores das disciplinas específicas dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Administração.
Nas disciplinas específicas de informática foram desenvolvidos projetos baseados em pesquisa para a construção dos trabalhos para serem expostos ao público, o que gerou o envolvimento das disciplinas de Linguagem de Programação, Internet Programação Web, Redes e Suporte Técnico, Banco de Dados. Para a apresentação dos trabalhos, primeiramente houve a orientação dos professores para desenvolverem os temas para os trabalhos. Escolhidos os temas, os alunos passaram para a etapa da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para construírem os trabalhos que foram apresentados ao público. 
No Curso Técnico em Administração envolveu as disciplinas específicas de Marketing, Economia, Administração de Produção, Administração Financeira e Gestão de Pessoas que  exploraram conteúdos trabalhados durante o ano letivo, construindo o conhecimento através de exemplos concretos para a exposição ao público. Para o desenvolvimento destes trabalhos, houve o suporte das disciplinas do núcleo comum tais com Sociologia, Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, História e Arte.
Na sequência curricular os trabalhos terão continuidade posteriormente ao Ensino Médio.  Estes projetos poderão ter continuidade e aperfeiçoamento na graduação destes alunos tornando a pesquisa como princípio pedagógico, ultrapassando os muros da escola, para que os projetos adquiram valor científico e comercial.
Para a realização deste evento no colégio, primeiramente houve o compromisso dos coordenadores dos cursos e professores para a definição e distribuição dos temas a serem trabalhados e abordados na mostra ao público. Os trabalhos são desenvolvidos desde o início do ano letivo durante as aulas de cada disciplina específica do curso, com os professores responsáveis. O espaço físico ocupado para este evento contou com a estrutura da escola como um todo.

5. – Para finalizar, leia a notícia abaixo publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012.

Ligações clandestinas causam risco de incêndios

Mais de 180 mil gatos podem explicar incêndios como o de domingo, que matou casal na Vila Guilherme. SILVÉRIO MORAIS - silverio.morais@diariosp.com.br.
A ligação irregular de energia é a provável causa do incêndio que deixou dois mortos e mais de 200 desabrigados na Favela do Corujão, na Vila Guilherme, Zona Norte, domingo. Os chamados “gatos” estão presentes em pelo menos outras 400 favelas da Grande São Paulo não contempladas pelo programa de regularização da Eletropaulo. São 180 mil moradores em risco nesses lugares, devido ao perigo das ligações clandestinas.
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, curtos-circuitos ocasionados pelos “gatos” são as principais causas de fogo em favelas. “São lugares com ligações inadequadas para uma moradia que tem todo tipo de equipamento elétrico”, diz o tenente Marcos Palumbo, do setor de comunicação da corporação. A maioria dos casos, informa, ocorre em dias de calor, quando há sobrecarga no consumo de energia. Os fios podem derreter e causar faíscas ou até explosão. Conforme o último levantamento dos bombeiros, a média foi de um incêndio do tipo por dia no estado em 2010, quando foram atingidos 253 barracos (danos individuais) e 112 favelas (afetando uma comunidade inteira ou parcialmente). O fato de as casas serem de madeira e ficarem muito próximas facilita a propagação das chamas.
      Outra dificuldade é o acesso. No caso de domingo na Favela Corujão, como não há rua, os bombeiros precisaram entrar pela empresa ao lado e quebrar o muro, para então combater o fogo por trás da comunidade, o que atrasou a ação. A orientação dos bombeiros, em caso de incêndio, é deixar o local imediatamente, sem querer salvar nada antes. De acordo com o tenente Palumbo, depois de curto-circuito, as principais razões de incêndio em favelas são displicência ao cozinhar, vazamento de gás e causas criminosas, como teria ocorrido no Moinho, no bairro Campos Elíseos, em dezembro. Segundo o relatório da corporação, uma usuária de crack colocou fogo na sua casa e provocou o incêndio.
A polícia ainda investiga. Regularização / A Eletropaulo informa que começou a regularizar as ligações clandestinas de energia nas favelas da Grande São Paulo em 2004 e já alcançou 75% delas, o que representa 1.200 comunidades, 460 mil famílias e quase 2 milhões de pessoas. A maioria das cerca de 400 favelas sem regularização não oferece condições necessárias, como é o caso do Corujão. “São aglomerados de madeira dentro de um terreno particular, sem acesso e nenhuma infraestrutura”, diz José Cavaretti, gerente de Novos Mercados da Eletropaulo. Segundo ele, faltam ruas para colocar postes e a instalação das casas é precária para ter rede de energia interna. As condições de insegurança, afirma, continuariam se as redes fossem instaladas nessa situação. Outras favelas não são atendidas por estarem em processo de remoção por ocupar área de proteção ambiental ou de risco. Disponível em: http://www.redebomdia.com.br/noticia/ detalhe/12438/Ligacoes+clandestinas+causam+risco+de+incêndios.

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?
RESPOSTA 5
Uma compreensão ingênua desta situação é que os sujeitos inseridos neste contexto social são pobres por culpa própria, que não estudaram e vivem neste contexto porque não lutaram por uma condição melhor. Essa concepção é o que diz o senso comum. Porém cabe ao Estado garantir condições mínimas de cidadania. Desmontar esta visão ingênua para articular várias formas conscientização através de informações que poderão ser trabalhadas em algumas áreas.