Uma importante reflexão que deve ser feita sobre o trabalho pedagógico relaciona-se ao currículo do Ensino Médio, suas especificidades, problemas e contribuições para a área da educação. Partindo do pressuposto da busca por um Ensino Médio de qualidade, uma reflexão necessária de ser feita acerca do conhecimento escolar e dos sujeitos, articulados à formação humana baseadas na ciência, cultura, trabalho e tecnologia, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio devem articular entre o dualismo da formação geral e profissional, em todas as áreas do conhecimento. O histórico da educação brasileira, desde os primórdios de sua introdução, apresentava os conteúdos fragmentados, valorizando algumas áreas em detrimento de outras. Neste sentido, o reconhecimento dessa dimensão deve pautar em uma organização do Ensino Médio e nas diferentes juventudes, identidades e culturas. Neste contexto, a formação humana integral deve trabalhar com as múltiplas dimensões intelectual, afetiva e social, promovendo a autonomia dos sujeitos. Ao currículo, cabe a ação de promover uma formação capaz de ultrapassar a adaptação dos indivíduos à sociedade, em uma visão integralizada e que garanta o prazer e a responsabilidade do ensino como norteador do desenvolvimento humano e social.