Temática 3 - O Curriculo

NRE: Toledo

Colégio Estadual Quatro Pontes - EFEM

Orientadora: Rosana Faggion

Caderno 3

Reflexão e ação p.17

A proposta para o ensino de História é conduzir o educando a buscar no passado respostas para questões presentes, relacionadas ao cotidiano,elaborando idéias históricas, pautada em diferentes pesquisas de diversos documentos, analisados, criticados sendo expresso em forma de narrativas, que contribuirão para uma racionalidade do sujeito, apropriando-se de uma ótica concebida por diferentes atores históricos e da cultura que se apresenta na diversidade, “antes relegados a invisibilidade”, no sentido de formar uma consciência histórica emancipadora,para que cada um se torne agente histórico capaz de construir projetos futuros.
Dessa maneira, será necessário adequar as fundamentações históricas ao currículo escolar procurando dialogar entre as diferentes vertentes, visando a complementação do debate histórico. De acordo com as diretrizes o viés historiográfico optado pelo Paraná propõe uma relação dialética entre a Nova Esquerda Inglesa e a Nova história Cultural. Insere-se historiadores que aborda os conceitos relativos a consciência histórica, da quais as pesquisas são reconhecidos pelos alunos do Ensino Médio, através de suas vivências estabelecendo relações entre trabalho,poder e cultura, de forma que não reduza o conteúdo em simples temática , mas tornando-se uma linguagem a se apropriar da qual o passado estabelecem relações pertinentes a todos.

Reflexão e ação p. 27

Ao realizar a leitura dos documentos percebeu-se que o Ensino Médio, no Brasil, nesses últimos anos, vem passando por uma reformulação estrutural e curricular, que propõe adequar essa etapa de ensino, as condições sociais, econômicas e culturais, imposta pela sociedade atual, que busca promover um preparo ao jovem estudante que lhe de condições pra o exercício da cidadania, como também um preparo para o mundo do trabalho. Também, constatou-se que poucos avanços efetivos ocorreram em todo esse processo pela busca da identidade do Ensino Médio, relacionado aos problemas vivenciados em nosso contexto educacional. Ainda nos deparamos com o grande desafio, no que diz respeito, à melhoria da qualidade de ensino, na superação das desigualdades sociais, ao combate ao abandono escolar e na adequação curricular atrativa, que venha atender as reais necessidades, promovendo a formação integral dos estudantes.

Reflexão e ação p. 34

Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral.
Os professores cada um na sua disciplina desenvolve a linguagem de acordo com sua competência. As linguagens que podemos desenvolver com maior efetividade é a oralidade a corporal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do indivíduo. Mas no aspecto da experimentação a escola e os professores ainda não possibilitam ou em somente alguns casos o desenvolvimento da capacidade de comunicação.
Como deveria ser: A escola deveria proporcionar com maior efetividade a experimentação dos alunos de forma a desenvolver estas competências e habilidades e ainda criar mais possibilidades para o conhecimento e até valorização de suas competências naturais.

Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo;
Que relações você estabelece entre essa "finalidade" e o que é praticado nas escola, considerando essa experiência como aluno e como professor?
Alunos
- Incentivar a aprendizagem, da forma em que o aluno possa ter uma visão ampla, proveitosa no seu cotidiano, acrescentando o conteúdo que aprendeu no seu cotidiano;
- Tecnologia: relação entre as disciplinas, em que uma complementa a outra, utilizando os artifícios das "novas" tecnologias;
-A escola ser mais atrativa. etc....