Asseveram as teorias críticas visto que as perspectivas tradicionais, ao salientarem a dimensão técnica, ignoram a dimensão política, e, ao terem como meta busca da eficiência pedagógica, reduzem a escola e o currículo à finalidade de adaptação dos indivíduos à ordem social vigente o currículo comporta ao mesmo tempo, não apenas a possibilidade de adaptação dos indivíduos à sociedade, mas também a resistência às formas de dominação – política, econômica, ideológica planejar o currículo se torna construção de significados e de valores culturais e reconhecimento de que estes estão relacionados à dinâmica de produção do poder na sociedade (SILVA, 2000). É preciso assegurar que um conjunto de conhecimentos e saberes científicos éticos e estéticos sejam garantidos no ensino médio a partir da diversidade dos seus sujeitos. Isso nos coloca diante do desafio de que todos possam ter o direito ao patamar básico nesta etapa de educação básica com um grau de universalidade histórica construída nessa diversidade. Esses são elementos centrais se quisermos superar os limites que historicamente foram sendo postos para a educação brasileira os quais deixaram como legado o desafio de superar a fragilização do sentido da invista das necessidades e características da instituição escolar em vista das necessidades e características dos adolescentes, jovens e adultos que frequentam a última etapa da educação básica. O ensino médio aqui caracterizado inclui o conceito de formação humana integral e se organiza na perspectiva da integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura consideramos necessária uma reflexão sobre estas dimensões e suas relações de interdependência, que podem informar e constituir uma identidade para organizar o currículo do ensino médio. A partir delas é possível traçar um novo caminho para esta etapa da educação básica, um caminho que, ao levar a uma formação que não dissocia a cultura da ciência e do trabalho, possibilita compreenderem aos estudantes que os conhecimentos e os valores característicos de um tempo histórico e de um grupo social trazem a marca das razões, dos problemas, das necessidades e das possibilidades que orientaram o desenvolvimento dos meios e das relações sociais e de produção .Dito de outro modo, ou a educação escolar se destina à formação para a autonomia ou ela não é capaz de ultrapassar a mera adaptação dos indivíduos à sociedade Autonomia intelectual e moral institui-se, assim, como a grande finalidade do projeto educativo voltado para a formação humana integral. A proposta é que, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, as normas do sistema de ensino, as instituições possam ser capazes de organizar o currículo e desenvolver atividades relacionadas às dimensões do trabalho da ciência, da tecnologia e da cultura, visando a atender às necessidades e características sociais, culturais, econômicas e intelectuais dos estudantes. Dessa forma, é possível pensar de forma organizada inicialmente por disciplinas e áreas doar uma organização curricular que se faça no caminhar, organizada inicialmente por disciplinas e áreas do conhecimento alternadas com atividades integradoras. Entendemos como é urgente e necessário avançar para um currículo plural e inclusivo, que apresente uma perspectiva multicultural e abra espaço para que diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem além de outras categorias da diversidade sejam efetivamente contempladas.