TEMÁTICA 3 - O CURRÍCULO

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SANTA RITA D`OESTE – SANTA RITA D`OESTE - TERRA ROXA – PR
ORIENTADORA DE ESTUDOS: Aparecida de Lourdes Almeida Krewer
GRUPO DE TRABALHO: Clodoaldo Cândido Ferreira, Célia Carvalho Brehm, Luiz Carlos Stellato, Magda Regina Martins Costa Ferreira, Mara Susana Heinen Nepomuceno, Matilde Pereira do Nascimento, Marcos Opercio Pereira Campos, Valmir Gonçalez dos Santos, Nagmar Ferreira de Souza, Elísia Aparecida Fernandes Crispim Costa, Edna Maria Martins

A educação é sem dúvida um instrumento gerador de transformação e também um processo contínuo para formação humana. Por fazer parte de um contexto social em constante mudança é possível afirmar que a educação precisa também sofrer transformações. É necessária uma série de estratégias educacionais levando em consideração os princípios da criatividade, qualidade, competência e colaboração.

Diante da sociedade que vem exigindo transformações em sua estrutura social, econômica e política estabelecendo novas relações sociais passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, é necessário à escola pensar no desafio de educação mais humana e participativa conectada com as vivências dos estudantes, suas aspirações, identidades cultura e necessidades. O diálogo torna-se uma via de acesso à educação mais próxima a realidade dos jovens.

A sugestão do texto é um diálogo permanente entre ciência, trabalho, cultura, tecnologia que aponta o caminho dessa educação efetiva na discussão do conhecimento científico. O plano curricular pode ter como ponto de partida sobre o que, e porque ensinar, mesmo no projeto político deve interagir da realidade e diagnosticar: Dificuldade →superação→qualidade de conhecimento.

O grande desafio aos professores é reunirem-se para trabalhar a questão da interdisciplinaridade, tornando assim um trabalho fragmentado dentro da escola. Seria muito interessante se todas as disciplinas trabalhassem em conjunto determinados conteúdos, pois assim o aluno conseguiria enxergar a importância dos mesmos. É também a questão da carga horária, principalmente no ensino noturno, inadequada para dar conta do que está proposto nas diretrizes para o ensino médio.

Muita coisa ainda deve ser mudada no ambiente escolar, porém considerando a escola como um todo, podemos garantir que somos coadjuvantes das finalidades básicas da educação, quando inserimos nossos conteúdos num contexto, de forma significativa; Quando levantamos questões da comunidade local, principalmente os problemas, tentando encontrar soluções; Quando propomos o respeito, incentivando o diálogo sobre as diversidades.

É dentro dessa perspectiva que uma proposta curricular com base na formação humana integral, deve dialogar e ao mesmo tempo transcender o conhecimento científico e priorizar a cultura como referência primeira, na relação com outras formas e manifestações do conhecimento e também da sensibilidade humana.