TEMÁTICA 3: O CURRÍCULO

Guaraniaçu, 27 de agosto de 2014.
TEMÁTICA 3: O CURRÍCULO
O currículo deve ser entendido como seleção da cultura, como processo ordenador e socialização do conhecimento que engloba toda ação pedagógica, é o principal elemento de mediação da prática dos educadores e educandos, por isso, a organização dos espaços, dos tempos escolares e da ação pedagógica, deve ser objeto de reflexão entre os educadores e educandos para que o currículo seja significativo.
No Estado do Estado do Paraná, desde o ano de 2004 vem construindo e fortalecendo a sua concepção curricular pautada, sobretudo, na intenção de superar o proposto pelas DCNEM/Brasil que passou a propor para as escolas uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades. Com tal postura, se pretende deixar claro que a escola não é neutra, que traz consigo uma intenção política e social. Assim os educandos, em certa medida, sinalizam para as possibilidades de um fazer crítico, colocando a escola como um dos caminhos indispensáveis à transformação social.
Nessa perspectiva e considerando a diversidade do Ensino Médio o currículo deve: trabalhar com a totalidade de conhecimento historicamente produzido pela humanidade; orientar a prática dos educadores e educandos; expressar os interesses dos educandos e educadores; resultar em seleção de conteúdos essenciais para formação integral do ser humano. 
Valmir Cordeiro dos Santos