Temática 3 - Dimensão da Formação Humana: trabalho, ciência, tecnologia e cultura e os sujeitos do ensino médio

NRE – Toledo – Colégio Estadual Ayrton Senna da silva – Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
Grupo: Neiva Aparecida dos Santos – Orientadora
Adilson Antônio dos Santos, Hélio Luchini, Elizete Rosa Astori, Maria Célia Ormense, Rosangela Vieira Santos Custódio, Tamara Luz de Souza Giovanoni, Valmor Jorge Cardoso, Wilson Eger
Temática 3
  Dimensões da formação humana: trabalho, ciência, tecnologia e cultura e
os sujeitos do ensino médio .
  O processo de ensino fundamenta se em uma cognição situada, ou seja, as ideias prévias dos estudantes e dos professores advindas do contexto de suas experiências e de seus valores culturais devem ser re - estruturadas e sistematizadas a partir das ideias ou dos conceitos que estruturam as disciplinas de referências ; Todos os conteúdos escolares devem ser trabalhados de forma contextualizada sócio – historicamente e sempre que possível interdisciplinarmente para tanto, é preciso que se faça a adequação curricular para que nossos estudantes percebam que os conhecimentos não residem em gavetas, mas estão interligados, que é preciso nos ater que hoje é necessário pensar em áreas de conhecimento. É preciso compreender as disciplinas como complementares uma não é mais importantes que a o outra.
Muitas vezes queremos e precisamos recorrer a metodologias diferenciadas, buscando atingir o maior número possível de estudantes no processo de ensino e aprendizagem, em nossa  atividade docente. Ao mesmo tempo, sabemos que uma prática pedagógica sem uma concepção que a oriente corre sempre o risco de não alcançar os objetivos propostos e esperados, para uma formação humana emancipadora e libertadora.
Em nossa escola uma das preposições que mais gerou debate foi a organização curricular, pois consideramos que ela deve levar em consideração a realidade de cada comunidade escolar, respeitando a individualidade dos alunos. Outro fator que tem gerado debate é como por em prática a interdisciplinaridade, pois falta tempo para proporcionar um momento de interação entre os professores, esta tem sido feita por meio de diálogo curtos nos intervalos das aulas desta forma o trabalho se torna individualizado, fazendo com que o aluno não perceba a relação entre as diferentes disciplinas. Para que haja interdisciplinariedade é preciso fazer os planos de trabalho docente de modo coletivo, englobando as disciplinas das áreas afins , fazendo com que o estudo seja global e relacionado com as demais disciplinas.