CENTRO ESTADUAL PEDRO BOARETTO NETO
ORIENTADORA- MARIA VALDENY FERREIRA GOMES
Participantes : HELENICE T.R.FOLADOR- JANETE OTILIA SEBBEN- KAREN RECK
CURRÍCULO INOVADOR
Ao longo da historia o ensino médio caracteriza se pela dualidade: formação acadêmica para as elites brasileiras, que deveriam comandar os pais e ou formação de mão de obra para o trabalho.
Diante do contexto, a organização do currículo caracteriza se pela fragmentação, com valorização de algumas disciplinas em detrimento de outras, com o objetivo de evidenciar algumas áreas do conhecimento. Todo esse ensinamento alem da dualidade, também estava pautado na repetição, na decoreba, sem atribuir significado a aprendizagem, totalmente dissociado da realidade em que o aluno estava inserido; educação esta que não contribuía nada para a ampliação dos conhecimentos, formação humana, valores e potencialidades.
A partir desta reflexão, urge pensar numa escola capacitada para trabalhar a formação humana integral, onde o aluno possa superar o conhecimento fragmentado e chegar ao conhecimento formal científico.
Mas para que isso ocorra, é necessário que o currículo a ser trabalhado seja elaborado coletivamente, com a seleção de conhecimentos historicamente elaborados pela humanidade, reconhecendo os sujeitos do ensino médio numa perspectiva inovadora, dando as praticas escolares, uma nova articulação: ciência tecnologia e cultura. Partindo dos conhecimentos que os educando traz, elaboramos praticas pedagógicas que levam ao patamar do conhecimento científico contextualizado.
Garantindo assim ao nosso jovem uma formação humana integral, nas dimensões: intelectual, afetiva, social, corpórea, com vistas a sua emancipação.