Temática 3 - Ciências da Natureza
Refletir sobre interdisciplinaridade é explorar o contexto escolar no intuito de formar o jovem de maneira integral, isso se dá de maneira a ter no aluno, o produto de um trabalho que lhe conscientize da amplitude que a escola o coloca frente a sociedade.
O processo de ensino aprendizagem deve sempre estar permeado em práticas pedagógicas que problematizem questões do cotidiano e que estas relacionem-se a conteúdos teóricos específicos. Para tanto, utilizar instrumentos que, muitas vezes criam situações-problema no dia-a-dia escolar, para servirem como instrumentos de aprendizagem e assim evidenciando no aluno de maneira criativa, a exploração/construção de conhecimento.
Porém, é possível delimitar uma barreira na própria formação do professor em trabalhar de maneira contextualizada e interdisciplinar, mesmo com os estudos interdisciplinares terem sido propostos há mais de meio século, a formação do professor ainda é errônea, fechada, pois as disciplinas são vistas como únicas, não se contempla nos estudos a relação de umas com as outras.
Outra barreira a ser vencida é a questão documental que é proposta e cobrada dos professores, onde documentos legais estipulam listas imensas de conteúdos programáticos que geram a "corrida" por cumprir, por vencer os conteúdos que certamente não estarão conexos com o cotidiano dos alunos.
Ao despertar a curiosidade dos alunos é necessário promover condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações rigorosas e éticas.
Profª Coordenadora: Marli Lenir De Rosso Riboldi
Prof participantes: Daniel Grassi, Angela Denise Carrer, Sandra Morás, Rosane Basso Moreira, Francieli Dal Bosco Silveira, Marcia Sehn.