Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes- Ensino Fundamental e Médio
Equipe:
Adriane Carvalho dos Santos
Ana Lúcia Rederd
Cintia Pons Clavijo
Selma Fani Silveira Costa
Simone Bozza Hernandes
CADERNO IV
TEMÁTICA III
PROBLEMATIZAÇÃO
Um dos grandes problemas sociais que atinge a comunidade na qual a escola está inserida é a queda da tradição cultural local, que se relaciona à pesca, por se tratar de uma ilha.
TEORIAS E CONCEITOS PARA COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO
A diminuição no processo de produção pesqueira na Ilha dos Valadares (como fonte de renda), foi ocasionado pela continuidade e de uma extração unicamente artesanal, não evidenciando processos de industrialização, cooperativismo, beneficiamento do produto, transformações no ambiente e no modo de vida dos pescadores, processo de desenvolvimento da pesca no litoral, problemas ambientais, preservação, dependência da conservação ambiental para resultados na pesca, trabalho como meio de sobrevivência e produção, resgate, valorização e perpetuação da cultura pesqueira.
TEORIAS E CONCEITOS EXPLICITADOS NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Português: leitura e interpretação de textos a cerca do assunto e resgate de textos (lendas, histórias de pescadores) valorizando a cultura local.
História: levantamento sobre a atividade pesqueira no passado, processos de industrialização, conhecimento artesanal X industrial, cooperativismo.
Geografia: região litorânea, clima, tempo, influência da lua na pesca, bacias litorâneas, produção econômica e industrial.
Matemática: leitura e interpretação de gráficos e tabelas, pesquisa de campo, unidades de medida, sistema monetário, porcentagem.
Biologia: preservação ambiental, dependência da conservação do meio ambiente para continuidade da pesca, beneficiamento de produtos.
Química: composição dos alimentos naturais e industrializados, calorimetria dos alimentos.
Física: produção de energia dos alimentos, combustão e energia através dos produtos alimentares.
Arte: representação dos alimentos nos diversos períodos da história, expressão artísticas com alimentos.
Educação Física: alimentação e qualidade de vida, cálculo do IMC, gasto calórico nas atividades físicas.
Inglês: leitura e interpretação de textos.
Sociologia: políticas públicas e a distribuição dos alimentos no mundo.
Filosofia: ética e bioética na produção dos alimentos.
DISCIPLINARIDADE
A escola na qual a comunidade está inserida e o grupo do Pacto está se desenvolvendo, trabalha com o Ensino Médio no sistema por Blocos, no qual áreas afins do conhecimento já estão agrupadas, por este motivo, a disciplinaridade se faz presente. Envolver, por exemplo, os conteúdos de Português, com Biologia, História e Sociologia, está presente no nosso dia-a-dia.
RELAÇÕES COM OUTROS CONCEITOS
Por ser nossa escola inserida em uma ilha e a comunidade local ter uma continuidade familiar na mesma, realizar uma pesquisa mais ampla a fim de comparar essa atividade pesqueira com outras comunidades pertencentes a região de Paranaguá. Levantar dados apontando em que pontos se igualam e em que pontos se diferem, observando também se houve um processo de modernização industrial envolvendo as demais comunidades pesqueiras analisadas, utilizando, para isso, o conhecimento das diferentes áreas disciplinares.