Colégio Estadual José Bonifácio, Campo Bonito, PR
A proposta de formação integral humana que possibilite ao educando a autonomia intelectual, depende necessariamente do processo de ensino que contemple áreas determinantes da sociedade contemporânea, como: a relação do homem com a natureza e a apropriação dela (trabalho), ou os métodos desenvolvidos historicamente de apropriação e interação com o mundo (ciência e tecnologia), conhecimentos estes que permitam uma socialização dos sujeitos (cultura).
Para que ocorra a efetivação dos conteúdos propostos por eixos, faz se necessário uma reestruturação completa do ensino. Esta reestruturação perpassa pela análise da sociedade contemporânea e as suas reais necessidades, compreendendo a realidade como dinâmica, portanto conteúdos passíveis de alteração. Assim sendo, esta flexibilidade e constante progresso permite que a intencionalidade seja efetiva na seleção de conteúdos.
Outro fator determinante consiste na formação mais ampla dos profissionais da educação, em um sentido geral que possibilite a inter-relação de conteúdos, e consequentemente a formação específica a sua área de atuação. Quanta a estruturação do currículo, os conteúdos inicialmente deveriam ser selecionados pelas suas áreas temáticas afins, uma ordenação eqüitativa da distribuição de conteúdos para que os eixos sejam trabalhados de forma integrada.