TEMÁTICA 3

REFLEXÃO E AÇÃO - TEMÁTICA 3

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL

MUNICÍPIO: MEDIANEIRA – PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL: FOZ DO IGUAÇU

CURSISTAS: ANITA ELIZETE STEINBACH, CARMEN ADRIANA MENEGHEL, CRISTIANE COSTA DA SILVA E JUCERLEI JOSÉ MANTOVANI

A-As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha. Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura? Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.
Os conteúdos científicos estão sempre relacionados com os eixos da ciência, cultura e tecnologia, a partir do trabalho como princípio educativo. Os conteúdos não são trabalhados de forma fragmentada estão sempre relacionados com o conhecimento científico.
Em um debate realizado com os professores do Colégio, podemos perceber a importância do currículo dentro da instituição de ensino. Toda a aprendizagem está relacionada ao trabalho, pois vivemos no mundo onde tudo se volta a ele. Mostrar para o aluno a importância do trabalho juntamente com o conhecimento teórico é uma maneira criativa e moderna de expor todo o conhecimento adquirido. Não podendo esquecer jamais de trabalhar com as tecnologias, pois ela é uma ferramenta de total importância dentro da sala de aula, pois o professor sempre deve criar meios modernos de aprendizagem, com isso suas aulas serão mais criativas e eficazes. A respeito da cultura todos mostraram a mesma preocupação, valorizar sempre o que o aluno traz consigo, sua cultura regional e familiar e mostrando a importância de viver em sociedade.
“O papel da escola não é mostrar a face visível da lua, isso é reiterar o cotidiano, mas mostrar a face oculta, ou seja, revelar os aspectos essenciais das relações sociais que se ocultam sob fenômenos que se mostram a nossa realidade imediata”. (SAVIANI, 2011 p.201. P.H.C. 30 anos).

B-Reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por essa razão, propomos que se reserve um tempo para a leitura e aprofundamento:
1) Ler e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº02/2012).
2) Organizar uma roda de conversa com os professores da escola sobre as DCNEM.
3) Sistematização: quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas questões mais polêmicas?
4) Faça o registro dessa atividade e socialize com os demais professores cursistas.
As questões que mais geram polêmica ao se discutir as DCNEM estão relacionadas à seleção dos conteúdos a serem trabalhados, as dificuldades encontradas quanto à adequação do calendário escolar e ao período de permanência dos alunos na escola, em especial do Ensino Médio que é o foco de nossos estudos e discussões. Sabemos que a associação entre a ciência, a tecnologia, o trabalho e a cultura são de fundamental importância para que o educando tenha possibilidade de compreender o mundo em que vive de forma um pouco mais  contextualizada, porém acreditamos que isso não se torna possível quando retiramos carga horária de determinadas disciplinas em detrimento de outras, quando não temos autonomia sobre o calendário escolar no que diz respeito aos encontros de formação e elaboração de um calendário que permita fazer um planejamento integrado, que proporcione ao educador planejar e organizar formas que possibilitem o trabalho coletivo, permitindo assim ao aluno fazer a relação entre as áreas. Sabemos que ao lutarmos por uma educação universal conforme sugere as DCNEM, estamos lutando para acabar com o caráter dualista da educação, só que para isso é necessário que todos, sem distinção, tenham acesso à mesma gama de conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Existe então a necessidade de uma construção curricular a partir da base, do chão da escola, porém ao mesmo tempo em que é dada essa possibilidade de construção que respeite as especificidades de cada escola, torna-se necessário também à preocupação em permitir o acesso aos conhecimentos necessários a todos, uma base comum, que não pode ser organizada de qualquer forma.
C-Leia atentamente o quadro: Finalidades da Educação básica
1-Que relações você estabelece entre essas finalidades e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor? Refletir essas finalidades que não são disciplinares, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola no processo formativo ao longo da vida. Em vista desta consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.
Refletindo sobre as “finalidades da educação básica” e a sua relação com o currículo percebo que muitos professores estão muito comprometidos com seu trabalho e com o seu aluno, além dos conteúdos presentes na ementa, se preocupam na formação integral de seus alunos, procurando o desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional do educando, incentivam o gosto pela aprendizagem, estimulam o pensamento crítico, propiciam a relação com os demais conteúdos e favorecem a socialização. As atividades realizadas em sala de aula procuram sempre relacionar a teoria com a prática, contribuindo de forma significativa para que o aluno consiga visualizar a importância dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula. Diante disto, vale ressaltar que devemos trabalhar um currículo que vise a formação humana em sua plenitude
A aula [...] deve ser concebida como um momento curricular importante, no qual o educador faz mediação competente e crítica entre os alunos e os conteúdos do ensino, sempre procurando direcionar a ação docente para estimular os alunos, via trabalho curricular, ao desenvolvimento da percepção crítica da realidade e de seus problemas; estimular os alunos ao desenvolvimento de atitudes de tomada de posição ante os problemas da sociedade; valorizar nos alunos atitudes que indicam tendência a ações que propiciam a superação dos problemas objetivos da sociedade brasileira (FUSARI, 1990, p.47).
Diante do exposto, é notável que grande parte dos profissionais da educação estão comprometidos com o conhecimento científico, sem deixar de lado as finalidades da educação, permitindo através da relação entre os conteúdos o desenvolvimento moral e intelectual dos alunos.
Fonte: FUSARI, J.C. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Ideias, n.8, 1990.

D) 1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta.
2. Organize uma roda de diálogo com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; – sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
3. Sistematize as conclusões e socialize seus registros em redes virtuais interativas.

A partir da questão D da Reflexão e Ação, foram formuladas as questões para os alunos.

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
       Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal

PESQUISA COM OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR
1. Você é fruto de um processo pedagógico em busca do conhecimento. Você tem conhecimento sobre o currículo escolar que norteia o Ensino Médio, o qual é instrumento para a construção de sua formação?
2. Que sentido o currículo escolar fez, ou faz, na aquisição e apropriação do conhecimento na sua vida até então?
3. Você pode relatar situações de experiência vividas que foram mediadas pelo conhecimento curricular que recebeu na escola?
4. Você acha que o currículo escolar teria necessidade de ser mudado para incorporar outros conhecimentos? Ou ainda, teria necessidade de fazer a retirada de alguns?
5. Pense em sugestões de outros encaminhamentos para o currículo para que haja melhoria na formação do aluno, considerando as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, que propostas você apontaria para uma mudança no currículo do Ensino Médio?

No dia 22 de Setembro do corrente ano foi realizado um encontro com doze alunos dos 3º Anos do Ensino Médio do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, do período matutino, para efetivar um debate sobre currículo escolar do Ensino Médio. Os alunos receberam informações a respeito do assunto e depois responderam um questionário de cinco questões para fazer um levantamento sobre a visão do aluno sobre o currículo escolar. Entende-se que os alunos deste estágio do ensino podem ter um posicionamento seguro sobre esta etapa de formação, pois estão no ciclo final.
As cinco questões propostas aos alunos foram direcionadas conforme a quarta questão da Reflexão e Ação referente à Temática III do Pacto Nacional do Ensino Médio, que faz um levantamento “sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.”
Como questão inicial, foi feita uma verificação se os alunos tinham consciência/conhecimento sobre o currículo escolar que fez e faz parte ainda da sua formação básica e todos afirmaram que sim, mesmo porque houve uma explicação prévia sobre o assunto.
Sobre o sentido que o currículo escolar representa na aquisição e apropriação do conhecimento na vida de cada um, dois alunos apontaram que não veem sentido, outros dez responderam são fundamentais pois estão presentes no cotidiano, mas relacionaram com os exames de vestibular e ENEM e também, com o fato de estes conteúdos na apropriação do conhecimento para uma formação profissional e uma perspectiva melhor de vida.
Ao relacionar todo conhecimento que recebem na escola com as experiências de vida fora do ambiente escolar, alguns deles que já estão no mercado de trabalho perceberam que somente agora, no exercício de algumas funções, perceberam a importância de determinados conteúdos e disciplinas escolares. Outros centraram a atenção na importância destes em situações avaliativas (vestibular e ENEM). No entanto, a maioria dos alunos apontou que os conhecimentos recebidos através do currículo escolar estão ligados a toda e qualquer situação que envolve nossa vivência.
Da forma como está apresentado o currículo escolar, os alunos foram questionados quanto à necessidade de mudanças para proporcionar inovação, no sentido de incorporar outros conhecimentos, ou até mesmo a retirada de alguns. As opiniões ficaram focadas na prática diária, enquanto as sugestões tiveram uma dimensão maior. Na prática diária eles sugerem descartar algumas disciplinas, aulas, conteúdos que não têm afinidade e não por relevância, bem como o acréscimo de disciplinas voltadas para as áreas sociais e tecnológicas. Em relação às sugestões de mudança, que também estão dispostas por afinidades ou por interesses, e a maioria percebe a necessidade de melhoria no currículo escolar no sentido de incentivos do uso das tecnologias como recurso de pesquisa, assim como a forma de o professor trabalhar, que leve o aluno mais vezes a investigar o conhecimento.
A quinta e última questão proposta aos alunos pedia sugestões de outros encaminhamentos para o currículo escolar visando melhoria na formação do educando, considerando as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia. Pelas respostas, constatou-se que a maioria dos alunos considera insuficiente a carga horária e a grade de disciplina e conteúdos, que a escola poderia oferecer mais para contribuir na qualidade da formação. Além das aulas teóricas de alguns conteúdos e disciplinas, poderia ter mais aulas práticas. Projetos científicos, esportivos, tecnológicos, artísticos e culturais, poderiam fazer parte do currículo escolar, bem como palestras, visitas técnicas, entre outras atividades que envolvam a participação direta do aluno.
A participação docente nesta etapa de investigação sobre o currículo escolar foi importante para orientar os alunos a entenderem a organização do processo de ensino a que estão inseridos. Esta experiência foi válida porque enquanto os profissionais de ensino envolvidos se preocupam em estudar, debater e questionar todos este sistema, devem lembrar de ouvir o aluno, tomar conhecimento de como tudo isso é entendido por ele, que é alvo principal deste processo.