A partir dos estudos realizados do caderno 2, analisamos o conceito de juventude, e quanto os alunos querem participar e estar inseridos nessa faze, querendo deixar de ser considerado como “criança”, porem suas atitudes não correspondem com a fase pela qual esse aluno esta passando, isto e, o jovem e aquele que ainda não chegou a ser. O texto também aborda a perspectiva de jovem ideal, o qual deve viver nos padrões de comportamento, vestuário e atitude que a sociedade em si impõem, a juventude nunca acaba, e sim um processo continuo de transformação. Sendo que muitos dos jovens “adolescentes” já estão inseridos ou ate mesmo responsabilizados pelas atividades adultas, e isso acaba gerando uma carga maior, trabalhar e estudar, e um atividade pesada, gerando uma carga maior fazendo com que muitos acabem deixando de ir para escola, para poder trabalhar, pois analisam o trabalho como mais vantajoso para si próprios.
Os jovens sujeitos do Ensino Médio nos trazem cotidianamente desafios para o aprimoramento de nosso oficio de educar. Pois os mesmo estão cada vez mais inseridos no mundo tecnológico, deixando de lado o conhecimento teórico, isso faz com que nos educadores, busquemos novas possibilidades de transmissão do conhecimento, para que assim esses mesmos jovens vejam a escola como um ponto atrativo, e não somente como transmissora de conhecimento, e um lugar de fazer amigos, compartilharem experiências, valores e delinear projetos de vida, e são esses mesmos jovens que vêem na escola uma expectativa de que ela pode contribuir efetivamente na sua vida, favorecendo a continuidade dos estudos e uma boa inserção profissional. Por esse motivo a escola juntamente com sua equipe pedagógica deve estar atualizada com as novas transformações que vem ocorrendo em nossa sociedade, e isso envolve principalmente a tecnologia digital. Enfim enquanto educadores devemos buscar a aproximação com esses jovens “educandos” para que possamos nos identificar com seus pensamentos e atitudes, e através disso buscar novos caminhos para que o ensino aprendizagem ocorra com maior eficiência.