Temática 2- O jovem como sujeito do ensino médio

Ao término do Caderno 2 , decidimos produzir um questionário para os alunos tendo em vista conhecê-los um pouco mais. Analisando os dados obtidos, percebo que  realmente conhecemos muito pouco de nosso jovem aluno e da mesma forma , não nos deixamos conhecer por eles. Sabemos muito pouco de sua vida, suas condições de vida, financeira, social e afetivamente  falando. As vezes, durante o conselho de classe, ouvimos sobre alguns deles, normalmente do aluno problema que pode ter algum "motivo" para ser ou agir de determinada forma. Mas, como vivem esses alunos? O que fazem? O que pensam sobre a escola e sobre os professores? O que aspiram e o que fazem para realizar futuramente suas aspirações?

Ao se expressarem, os alunos demonstraram que gostam e sabem da importância que a escola tem em suas vidas e para a realização dos seus projetos de vida. Porém, reclamaram muito da estrutura física e do desconforto das carteiras e cadeiras, bem como da ausência de aulas diversificadas e de metodologias que proponham atividades" fora do papel", dinâmicas.

Perguntados sobre o relacionamento entre professor- aluno e vice versa, conceituaram como bom, sendo o professor o fator do qual mais gostam na escola. Porém, demonstraram o desejo de terem um professor que "converse", que se importe mais com a vida do aluno, que seja mais divertido, mais bem humorado, menos sisudo, que deixe de se preocupar tanto com o seu conteúdo e dialogue mais sobre a vida e seus desafios.

Este questionário foi muito importante para mim, professora, pois passei a ver meus alunos com outros olhos, não somente como uma turma, mas como seres únicos, cada um com seu perfil. Com certeza, isso implicará também em mudanças de atitude, metodológica e pessoalmente falando, pois não deixarei de ter em mente , sempre, a importância que meus alunos deram ao professor, que pode agir de maneira significativa e positiva na vida e na formação de seus alunos.