O jovem da atualidade se difere em muito dos jovens de alguns anos atrás. No que se refere á educação, o que os alunos buscam na escola, em nada se parece com o que a educação se acostumou a conduzir. Está muito difícil atingir o jovem nos dias de hoje, pelo fato de que as suas aspirações se modificaram em muito, e a escola não deu conta de acompanhar essa mudança.
Para que a escola consiga atingir de maneira mais eficaz os alunos, ela precisa se aproximar dos mesmos, estudando-o, conhecendo-o, fazendo parte de sua vida, de seu cotidiano. Muitos jovens não vêem na educação uma porta para o futuro, uma alternativa segura para seu cresimento e formação pessoal, intelectual e até profissional. Isso por que no dia a dia da escola, na condução dos conteúdos o aluno não faz assimilaçõs dos mesmos com sua vida prática, com o que idealiza para si. Neste contexto, é importante a escola se aproximar do jovem, trazê-lo para dentro do envolvimento escolar, para as rodas de discussões.
O aluno precisa sentir-se inserido no processo escolar, precisa ter responsabilidades na escola, precisa entender-se parte integrante do ensino-aprendizagem. A linguagem da escola tem de se aproximar da linguagem do jovem estudante, pois é para ele que a escola existe, é para ele mesmo que a educação existe, então a figura principal do processo escolar tem que ser o aluno, com suas particularidades, sua individualidade, sua cultura, seu dia a dia.