Caderno 2
Reflexão em Ação - pg 16
O jogo de culpados muitas vezes é motivado pela necessidade de mascarar as reais causas do fracasso educacional brasileiro, ocultando os interesses políticos de negligenciar a educação pública. Enquanto os alunos e de modo geral, a comunidade culpam os professores e os professores no desespero de dividir a responsabilidade culpam os alunos e a desestruturação familiar, o estado por sua vez, omite-se de suas obrigações de desenvolver políticas sociais e educacionais efetivas. Diante disso o estado promove uma série de medidas superficiais como programas de capacitação do professor que não dão conta de sanar as necessidades da prática docente, mas que promovem uma aparente preocupação em qualificar os profissionais, reforçando ainda mais a que a falha encontra-se no professor.
Da mesma forma que professores e alunos tornam-se reféns de um sistema educacional obsoleto, tornam-se proporcionalmente responsáveis por reivindicar e lutar pelas mudanças necessárias. Falta sim, maior comprometimento de ambas as partes em todo processo.
Reflexão em ação p. 29
Estamos criando uma geração de jovens que são adeptos as novas tecnologias, que já nascem com "um dispositivo eletrônico". Desse modo, essa faixa etária está vivendo cada vez mais distante das formas tradicionais,como consequência disso, muitos afirmam ser a falta de tempo e muito trabalho, assim os jovens geralmente chegam em casa pegam "qualquer coisa" da geladeira e de forma "viciada" já estão nas redes sociais, nos bate-papos no intuito de fazer amizades virtuais ou acessando programas inadequados para sua faixa etária.
É necessário que os responsáveis dialoguem mais, observem com quem os filhos se relacionam virtualmente, mostrando aos mesmos que a internet tem seu lado positivo se usado de maneira correta e negativo se usado de maneira imprópria, ressaltando a importância de uma conversa presencial onde se vê e se fala com a pessoa que está a sua frente.
Já, no espaço escolar percebe-se que os alunos vivem conectados a internet pelo celular, acho super fascinante o professor que consegue utilizar essa tecnologia a seu favor em sua disciplina, porém o fato de alguns desrespeitarem o que realmente é para ser feito, acaba prejudicando os demais alunos, por isso, no nosso colégio isso não é utilizado,
Reflexão e ação p. 43
É necessário um trabalho paralelo entre a escola e família, pois somente teremos bons resultados quando houver essa parceria. Na atualidade temos a família como opositora a escola, ou seja, o que o professor tenta resgatar, a família,que deveria apoiar e dar continuidade, já que não conseguiu construir, se mostra contra.
reflexão e ação p. 60.
Acredito que o diálogo leva a resolução de muitos problemas existentes. Observamos diariamente o desinteresse, a falta de vontade e de valorização do ensino médio, claro que não encontraríamos a porção mágica para a mudança, mas com certeza daríamos um grande passo para que esta abertura significasse para o jovem que ele é parte integrante de todo o processo, e se pensamos em mudanças devemos envolvê-los também porque não são somente as formas de ensinar que estão caóticas, mas também a forma de aprender, de valorizar o que se é transmitido e o que pode e deve ser assimilado por eles. Este diálogo é importante sim e deve ser analisado e implantado para que juntos possamos superar estes problemas crônicos.