É fundamental o entendimento de que o jovem é o sujeito de maior importância no Ensino Médio. A juventude não é uma fase cronológica e sim uma fase de exercício de inserção social na busca da formação da identidade deste sujeito. O conhecimento do perfil sócio-cultural de nossos alunos permite que possamos, com maior facilidade, estabelecer uma relação de afeto (adj. dedicado, incumbido ,entregue) entre professores e estes alunos.
Este conhecimento pode evitar o “jogo de culpados” que muitas vezes existe dentro dos muros da escola. Este “jogo” acaba produzindo apenas vítimas.
Entendemos que mesmo havendo um conflito natural de gerações, pois estamos em fases cronológicas diferentes e vivemos nossa juventude em momentos históricos diferentes, entender o que os alunos pensam de si mesmo e o que esperam da escola é fundamental para que possamos orientá-los. Quando existe este relacionamento, conseguimos perceber que eles buscam uma melhor formação para que tenham acesso a universidade e ao mundo do trabalho. Sendo assim, necessitam de orientação para que consigam emancipação em busca de sua liberdade financeira, emocional e social.
Em nosso colégio realizamos algumas atividades para contribuir para que haja este relacionamento. Um exemplo é a CONCELC – Conferência do Colégio Estadual Leôncio Correia. Neste mês de setembro realizamos a II CONCELC com o tema “A ESCOLA QUE EU GOSTARIA DE TER”. A conferência consiste em uma estratégia metodológica para incentivar a leitura, interpretação, oralidade, debates e produção de texto dos alunos, como uma forma de contribuir para a melhoria da aprendizagem e o aumento da consciência política dos mesmos. A participação da equipe diretiva, da equipe pedagógica, da Equipe Multidisciplinar, dos(as) professores(as), de todos(as) alunos(as) e dos(as) funcionários(as) deste estabelecimento de ensino, com a possibilidade de contribuição externa, tornam a CONCELC uma excelente ferramenta para que nossos estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar alcancem a escola que realmente desejam.