TEMÁTICA 2

Através deste caderno é nos passado a procura de entendermos o jovem do ensino médio com suas aflições, rebeldias, em fim, atualidade deste individuo, através de pesquisas ou conversas informais. Esse impasse transmitido segundo o aluno é derivante de um ensino enfadonho, e tem gerado nas autoridades o questionamento quanto a qualidade dos professores. A política pública não beneficia este jovem quanto ao seu desenvolvimento e acesso aos bens culturais e materiais para a vivenciação desta fase de suas vidas.
  O projeto apresentado para trabalhar esta problemática não possui um mecanismo segundo uma organização arquitetônica e sim possui uma lógica própria, contendo um contexto socioeconômico  cultural onde o jovem encontra seus objetivos individualmente ou coletivamente.
  Outro abordado é a relação do jovem com o mundo do trabalho, onde o mesmo a partir desta fase de sua vida enfrenta o desafio cotidiano, que é garantir a própria sobrevivência ou de sua família, onde a escola e o trabalho passam a ser realidades adjuntas.
  Nós professores, devemos estar atentos ao fato do abandono escolar, pois o mesmo está  relacionado à circunstâncias familiares onde o aluno é incumbido de trabalhar de dia e estudar a noite e esta combinação pode gerar o abandono escolar.