TEMÁTICA 2

 

ATIVIDADE CADERNO II – P.16 – REFLEXÃO E AÇÃO

 

Inicialmente é importante reconhecermos a existência de um embate baseado em uma construção histórica decorrente da tradição e inovação entre os professores e os jovens alunos. Cabe ressaltar que o fato de que a Escola procura buscar a homogeneidade do aluno contribui para que este relacionamento conflituoso continue se destacando nas experiências diárias dos envolvidos. As condições vividas de forma desigual em virtude de raça, classe social, gênero, identidade cultural, ética e outros aspectos fazem com que as defasagens educacionais e as desigualdades socioculturais aumentem ainda mais os desafios de relacionamento no ambiente escolar.

 

A grande maioria dos professores almeja uma relação com seus alunos baseada, principalmente, no respeito e na participação efetiva deste aluno no aprendizado. Muitas vezes estes professores atuam nas escolas com receio de mudanças, de inovações, de quebra de valores ou até mesmo de regras e em paralelo os alunos esperam encontrar um processo de aprendizagem diferenciado, dinâmico e até mesmo facilitado e imediatista, longe da educação formal proposta pela grande maioria dos docentes. Surgem então as diferenças de interesses e de expectativas.

 

O segredo do sucesso deste relacionamento entre professores e jovens alunos está na busca e na descoberta de um comportamento pedagógico democrático, crítico, participativo e dinâmico, respeitando ambas as partes, ou seja, com metodologias e atitudes conservadoras quanto a conteúdos e saberes, e, ao mesmo tempo, inovadoras quanto às regras, a participação e o funcionamento do cotidiano escolar, vindo ao encontro das necessidades individuais e coletivas dos integrantes da comunidade escolar.