NRE: Toledo
Colégio Estadual Quatro Pontes - EFEM
Orientadora: Rosana Faggion
Caderno 1 Reflexão 1 - pg. 26 Os desafios encontrados para o Ensino Médio no país são inúmeros e graves. Dentre eles: - altos índices de evasão e reprovação; - a marginalização do ensino noturno associada à falta de segurança pública; -adaptação dos conteúdos à carga horária; - a valorização do currículo escolar no ingresso e desenvolvimento profissional; - a falta dos pré-requisitos básicos de aprendizado com que os alunos têm ingressado no ensino médio; - a falta de professores principalmente nas áreas de química, física e matemática; -a falta de estrutura física, de recursos didáticos e de oferta de vagas nas escolas; -a exclusão social, principalmente nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino federal que apresentam melhor qualidade de ensino.
Reflexão 2 - pg. 31 Dados sociais dos alunos e econômicos : na nossa realidade se tratam de alunos de classe média a alta, a sua grande maioria tem acesso a internet, alguns alunos trabalham, principalmente os do noturno, entretanto, na sua maioria não precisaria trabalhar, o salário que eles recebem serve para os seus gastos pessoais, não por necessidade. Dados culturais: não tem hábitos de ir em teatro, cinema, museus, pois predomina o aspecto tradicional conservador onde a economia é baseada na agricultura.
Reflexão 3 - p. 40 Os aspectos que fundamentam uma formação integral contemplam todas as instâncias na qual o sujeito (aluno) está inserido. Contemplar o ser humano em toda sua complexidade necessita de uma formação que integre os aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais partindo dos fundamentos do trabalho, da ciência, da tecnologia e a cultura, de forma a aliar teoria e prática, através da promoção do desenvolvimento intelectual e prático. O mundo do trabalho e o mundo acadêmico deixam de ser um fim, de forma unilateral e passam a ser consequência de uma formação completa, emancipatória e consciente das responsabilidades da complexa sociedade em que se vive. Pensar em como promover efetivamente as mudanças necessárias é de fato muito difícil. Os estudos que possam fundamentar as novas práticas pedagógicas que promovam a formação humanística e integral precisam começar através do debate com a comunidade escolar, levantando as potencialidades e problemáticas locais; revendo criteriosamente o currículo escolar, podendo assim debater quanto aos resultados e adequações que poderão ser feitas.
Reflexão 4 - pg. 45 A falta de conexão ou relação entre o ensino básico e a vida social e profissional faz com que o aluno abandone a escola para se dedicar ao trabalho. A isto estão relacionados em sua grande maioria os altos índices de evasão e os baixos índices de matrícula no EM. Ainda temos a defasagem de idade e as deficiências apresentadas pelo ensino noturno. A escola secundária deixará de ser excludente quando o currículo escolar do aluno for fundamental para o exercício da profissão, quando seu desempenho escolar fizer a diferença na sua vida social, profissional e também no ingresso na vida acadêmica. E quando passarmos a estabelecer a educação como prioridade e tratada com seriedade. Antes disso nenhuma ferramenta ou método atenderá as necessidades reais de nossa sociedade.