Meu nome é Roberto Carlos Klainubing. Sou professor de História de um Colegio Estadual, na periferia de Curitiba. Analisando a realidade do Ensino Médio e perante os altos índices de evasão vejo os seguintes desafios com vista a combatê-los:
- Recuperar o interesse dos jovens em relação a permanência até a conclusão do Ensino Médio.
- Combater a cultura da reprovação com vista a combater e/ou diminuir a quantidade de alunos com distorsão idade-série. A reprovação juntamente com a necessidade de ganhar dinheiro para atender necessidades familiares e/ou pessoais levam os alunos a abandonar os estudos e protelar sua conclusão para bem mais tarde.
- Alterar o currículo escolar para adequá-lo as necessidades locais do aluno. O conteúdo do Ensino Médio tem que estar articulado aos interesses, isto é aos projetos do vida dos estudantes, priorizando mais ativadades práticas que abstratas.
- Diminuir a quantidade de alunos por sala. Salas lotadas tornam a aprendizagem precária e contribuem para desístimular a permanência do aluno no Ensino Médio.
- Ministrar uma Educação integral visando formar cidadãos plenos, preparados para conviver em sociedade e não apenas para o mercado de trabalho.
Enfim, precisa-se encontrar meios para que o aluno não apenas avance mas, permaneça até o final do ciclo do Ensino Médio sem perder o interesse pelo estudo e nem o foco onde quer chegar.
Abraços...
Prof. Roberto