Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes – Ensino Fundamental e Médio
Equipe:
Angélica Ripari
José dos Santos
Luciane Erleide da Silva
Rosilene Erlaine da Silva
Rubens dos Santos Alves Filho
Temática 1 Caderno 4
Elementos para pensar a Educação Alimentar numa perspectiva integradora:
A inclusão do tema Educação Alimentar nos conteúdos abordados em sala de aula de forma que o educando ao adquirir o conhecimento seja capaz de transformá-lo em prática, como: o estímulo ao consumo de alimentos saudáveis que serão reforçados por todas as áreas do conhecimento onde os alunos poderão pesquisar, planejar e executar os conhecimentos adquiridos de forma prática pois somente a informação não é suficiente e como educadores devemos proporcionar a conexão do conteúdo com vivências multissensoriais visando a construção dessa autonomia.
Um exemplo de explorar a temática dentro dos componentes curriculares poderá ser da seguinte forma: Língua Portuguesa através de texto de conscientização para interpretação aliado a prática de uma receita, que por sua vez servirá de gancho para o conteúdo de Química (reações dos componentes alimentos em nosso organismo); em Biologia: (processamento do alimento em nosso organismo e as doenças que o excesso e a falta de determinados alimentos podem causar ao homem); em História: (através do processo histórico e a influência da alimentação na construção cultural das civilizações); em Geografia: (situar e relacionar a origem de determinados alimentos); em Arte, Filosofia e Sociologia: (relacionar o tema aos estereótipos de beleza que se alteram conforme a sociedade e a época, se para algumas, as formas arredondadas é sinônimo de beleza e fartura, para outras é exatamente ao contrário); em Educação Física; (relacionar a prática à energia e queima de alimentos ingeridos); em Matemática e Física: (calcular o IMC e fazer gráficos e tabelas com comparativos percentuais comparando alimentos saudáveis X outros tipos de alimentos); etc.
Nessa perspectiva podemos:
• Considerar o espaço escolar como aliado para a construção humana em todos os sentidos nesse caso para a educação alimentar;
• Definir o real papel do educativo das escolas, isto é preparar para a vida em todas as dimensões;
• Desenvolver nos alunos a percepções de sentidos, modos de fazer, agir e interagir individual e coletivamente;
• Valorizar o consumo de alimentos saudáveis;
• Valorizar os alimentos regionais;
• Considerar aspectos comportamentais relacionadas a prática do mal consumo e do bom consumo alimentar;
• Articular e organizar ações de educação alimentar e nutricional integradas às políticas públicas.