Temática 1: caderno 1: O Ensino Médio no Brasil: Instrumento de reflexão!

 A leitura do caderno 1 sugerida como instrumento de reflexão sobre o contexto histórico da educação e consequentemente do ensino médio no Brasil, contribuiu para que   o grupo do Colégio Estadual Léo Flach, no município de Francisco Beltrão, realizasse algumas analises em relação à pratica docente e a instrumentalização do conhecimento para os alunos do ensino médio trabalhador inserido na escola pública.

 O referido material de trabalho reportou o grupo ao entendimento de que os problemas vividos pela nossa escola, que se situa em um bairro carente de Francisco Beltrão, que, como muitas outras escolas em todo Brasil,  passa pela angustia de receber alunos precarizados economicamente culturalmente e também emocionalmente, esses problemas não podem ser motivo para que não se realize a aprendizagem que a eles foi negada por muitas décadas. Nesse sentido, o grupo participante do PACTO  pelo fortalecimento pelo ensino médio, teoricamente convencidos de que a escola pertence a uma macro estrutura e nesse sentido reproduz as condições da sociedade e do modo de produção, resolveu dar inicio as atividades a partir de um diagnóstico com os alunos e com visitas domicilares às famílias, para então, após investigar a realidade social de nossos alunos, propor ações que contribuam para ensinar os conteúdos de forma que a aprendizagem se efetive de verdade  e com isso nossos estudantes tenham consciencia de sua condição de classe, de classe trabalhadora, e o mais importante se sinta motivado a modificar essa condição!