Como professora do Ensino Médio faz-se necessário estar incluída nesta formação continuada para uma reflexão, discussão e análise da atual situação do Ensino Médio no Brasil. Concordando com a SEED que esta formação tem o objetivo de (re)significar e redesenhar um currículo que seja significativo e que possa atingir de maneira efetiva e com qualidade os anseios dos jovens que cursam o Ensino Médio no Paraná.
O texto do Caderno 1, contribui para uma reflexão a respeito da realidade atual dessa importante etapa educacional, partindo de uma rápida retomada de suas origens e conformação histórica no país. Apresentando, alguns indicadores e informações que consideram essenciais para o debate acerca do quadro de atendimento da população brasileira, enumerando desafios a serem enfrentados pelas políticas públicas para a superação dos problemas existentes e a do direito social à universalização da escola pública de qualidade para todos.
Identifiquei como desafios que permanecem para o ensino médio, a evasão, reprovação, o trabalho e formação do professor . Acredito que tem que haver mudanças profundas e necessárias dos currículos principalmente na graduação dos professores e a importância de trabalhar a interdisciplinaridade e novas metodologias de trabalho em sala de aula.
O perfil social, cultural e econômico dos alunos matriculados na escola em que leciona é de trabalhadores (principalmente o noturno), pouca leitura, desanimados em relação à escola e com poucas opções culturais .
Acredito que para acontecer uma formação humana integral deverá ter uma grande mudança na infraestrutura, aumento der recursos, professores mais capacitados e melhorias nas políticas públicas para acabar com a desigualdade social, aos poucos encaminhando para a universalização do Ensino Médio.