Através dos debates realizados nos encontro e das leituras do Caderno 1, percebemos que o mesmo trata de assuntos como a historia da educação, os desafios que a mesma já enfrentou e as conquistas que foram alcançadas, “O ginásio era assim um curso de caráter aristocrático, profundamente seletivo” e predominantemente masculino: os pobre e as mulheres raramente tinham acesso a esse tipo de ensino. Observamos também que o ensino era classificatório, nesse caso somente os que tinham condições teriam acesso ao mesmo. Enfim o texto aborda assuntos sobre escolas secundarias, as quais tinha por objetivo formar profissionais para o mercado de trabalho, porem com a garantia de formação na área especifica. O texto também explica como era dividido e como funcionava o ensino secundário, e como ele era importante na formação do educando, isso garantia aos alunos concluintes que não quisessem realizar cursos superiores, a garantia de uma formação profissional necessária para o mercado de trabalho.
Também analisamos os desafios no e para o ensino médio, observando que o mesmo não e igualitário e nem universal, que precisa ser melhorado pois não atende totalmente aos anseios da população, pois muitos dos alunos matriculados no ensino médio são reprovados, abandonam a escola por motivos de trabalho ou ate mesmo por motivos pessoais, aumentando a nossa preocupação com esses alunos, enfim a evasão escolar tem muito haver com o grande aumento de jovens ingressando no mercado de trabalho, isto e, adolescentes pouco estimulados pelos estudos, muitas vezes cursando séries atrasadas e um currículo escolar extenso porém desconectado da realidade, em aulas excessivamente teóricas e incapazes de suprir deficiências anteriores dos alunos. Então alem de proporcionar um ensino igualitário para todos, também devemos proporcionar um ensino atrativo para que os alunos vejam na escola um lugar interessante, e que lhe trará benefícios futuros, sendo que a aprendizagem e um processo singular e social que ocorre de diferentes formas. Uma formação em que os aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais estejam incorporados e integrados.