TEMA V - Organização e gestão democrática na escola

TEMA V - Organização e gestão democrática na escola

Maria Cristina Recco
Col. Est. Alberto Santos Dumont
Cafelandia-PR
NRE: Cascavel/PR

 

Democracia não é apenas uma idéia e um ideal a atingir, mas é um modo concreto de vida, um processo de experiência que vai enriquecendo o próprio processo, o qual, desta forma, avança.” (DEWEY, apud NEUTZLING,1984, p.87).

              O conceito de gestão escolar está  associado a democratização de todo o processo pedagógico, que possibilita a participação coletiva com resultados cada vez mais significativos.  Assim, a gestão democrática constitui-se em uma maneira de conduzir uma dada instituição escolar com possibilidades de garantir participação, transparência e autonomia democrática. A autonomia democrática é reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno e satisfatório em qualquer alternativa, de acordo com próprias aptidões, desejos e valores, é a consolidação do direito de ser diferente, é o que atualmente chamamos de diversidade cultural.

                Para conquistar essa autonomia o indivíduo precisa estar capacitado para tomar decisões, construir suas regras, refletir sobre as conseqüências de suas ações e assumir responsabilidades. Se pensarmos na democracia que vivemos hoje no Brasil percebe-se que ainda não estamos preparados para escolher e fiscalizar nossos governantes, visto que nossas políticas públicas não visam a melhoria da sociedade, mais sim consolidam uma sociedade elitista.

               A democracia precisa ser enraizada na vida dos brasileiros e para isso, muitos paradigmas devem ser rompidos. O modo de vida caracterizado pela subordinação, constante na vida dos brasileiros, desde a infância deve ser transformado. Um caminho é incentivar a autonomia para que as crianças aprendam a tomar decisões, construam suas regras, e sejam capazes de assumir as conseqüências de seus atos com responsabilidade.  Por isso, a escola tem papel fundamental nessa mudança.  Precisa tornar-se democrática para formar cidadãos  preparados para assumir seu papel em uma sociedade que alcance a democracia.

                A democratização das práticas sociais envolve transformações nas ações pedagógica, revalorização das relações interpessoais de solidariedade e de cooperação, o reconhecimento do caráter coletivo dos processos de construção dos conhecimentos, da identidade e do desenvolvimento da autonomia intelectual e social de toda a comunidade escolar. Essas ações democratizantes no interior da escola ocorre pela transformação das práticas sociais reais que se desenvolvem no seu interior, tendo em vista a necessidade de se ampliar os espaços de participação, os debates respeitando-se as diferenças e criando condições para uma participação autônoma.

            Ao meu entender escutar o aluno, entender suas necessidades e o que deseja aprender, permitir que ele aprenda junto com os educadores, qual  caminho deve ser seguido, é talvez  o segredo de uma  boa educação e gestão democrática na escola.

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