Tema I - Professor Paulo - Colégio Eleodoro Ébano Pereira - Cascavel - PR

Ao voltarmos o olhar para  a História da Educação Brasileira, percebemos que anti-gamente era diferente, pois passou por inúmeras mudanças, desde o período colonial até os dias de hoje.
No período colonial a educação formal era privilégio de alguns e a grande massa da população era analfabeta. Para os mais ricos o recurso, era estudar na Europa, onde havia universidades de boa qualidade.
Até a década de 60 poucas pessoas tinham acesso aos bancos escolares e aos filhos dos trabalhadores era oferecido preferencialmente um ensino voltado ao trabalho, reservan-do os filhos das elites um estudo com formação mais geral.
No atual ensino médio são necessárias inúmeras mudanças que na verdade é o gran-de desafio da educação na atualidade. No ensino médio noturno o problema á maior ainda, pois os alunos chegam na escola cansados de um dia de trabalho e precisam enfrentar uma forma de estudos desvinculada das modernas tecnologias, indisponíveis para o ensino pú-blico.
Alguns dos principais desafios do ensino médio atual dizem respeito à aprovação, reprovação, abandono, entre outros. A sociedade atual oferece uma série de estímulos que não são encontrados na sala de aula, fazendo com que haja um grande desinteresse pelo estudo e permanência na escola. Os alunos não conseguem perceber que o conhecimento adquirido neste período irá se tornar importante com o passar do tempo, porém o desejo do imediato, característica do jovem atual, impede que eles continuem na busca desse conhe-cimento.