Tema 1 - Col. Gustavo Dobrandino da Silva - Foz do Iguaçu

Como tudo na vida existe o lado A e o lado B. Percebemos o lado negativo e o positivo. Antigamente, a educação era para a elite pois, para as classes baixas... Tudo era mais que: difícil. Hoje, todos possuem o direito a educação em nosso país.
Alunos Brasileiros de classe baixa são muito afetados pelas necessidades. A educação fica de portas abertas, porém, muitas vezes, deixadas por eles de lado; pelo desgaste do trabalho, pela falta de oportunidade de um emprego digno (que satisfaça ou que ao menos ajude na renda familiar) ou... pelo simples fato de adquirir um desinteresse por não almejar um futuro melhor, se conformando com a vida que tem. Muitos desses alunos neste caso, (quando não conseguem um trabalho e se desinteressam pelo estudo), caem em um mundo “escuro e vazio”.
Devemos lembrar também, que o aceleramento das coisas, o acesso fácil a informação, (na maioria das vezes "falsa" e/ou "rala", e com excesso) faz com que muitos jovens além de se desinteressarem pelas informações dadas em uma sala de aula, não valorizem (pela influencia dessas fontes "falsas e/ou ralas") também o Professor.
O professor cada vez mais precisa ensinar... Retomar... Além das coordenadas; onde é o Norte? onde é o Sul? (em muitos casos necessitando com suas próprias mãos, puxar as portas para frente do aluno), ele precisa ascender às velas, iluminar, incentivar o aluno e muitas vezes também os seus familiares. Por isso eu concluo que; A educação integral ou a educação com um trabalho digno, dentro da lei, é a solução para muito, pois; “só o ocupado aprende a se ocupar”.